53ª Expofeira do Amapá: Ueap apresenta jogos de memória e próteses para pessoas com deficiência feitas por impressão 3D
Projetos sobre mudanças climáticas e uso de impressoras 3D na produção de próteses para pessoas com deficiência são apresentados no espaço da instituição.
Emídio Sarges (Esquerda) é um dos alunos que apresentou o projeto Vozes da Juventude na AmazôniaProfessores e alunos da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) estão apresentando, durante a 53ª Expofeira, próteses para pessoas com deficiência confeccionadas por impressoras 3D, além disso, profissionais da instituição estão orientando o público sobre as mudanças climáticas, utilizando um jogo da memória.
O trabalho faz parte do projeto de extensão “Vozes da Juventude na Amazônia”, que busca debater temas fundamentais, como mudanças climáticas e governança democrática de maneira lúdica. A maior feira de desenvolvimento econômico da Amazônia já iniciou no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.
O aluno Emídio Sarges, do curso de Filosofia, destacou que o uso de jogos como ferramenta de ensino é uma abordagem moderna e eficaz para ensinar e traz diversos benefícios para a saúde e desenvolvimento mental.
“Convidamos os visitantes da 53ª Expofeira para vir conhecer os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e jogar um pouco. É gratificante poder interagir com crianças, jovens e adultos, que têm liberdade para tirar dúvidas e fazer questionamentos”, ressaltou Sarges.
Os professores Renan Nóbrega e Dreiser Alencar apresentam projeto de pesquisa na 53ª Expofeira do Amapá
O projeto de pesquisa “Uso da Impressão 3D na produção de próteses para membros superiores”, desenvolvido pelos professores do colegiado de Tecnologia em Design, Renan Nóbrega e Dreiser Alencar, visa facilitar o acesso das pessoas às próteses.
“É a primeira vez que estamos expondo e a ideia é transformá-lo em um projeto de extensão, contando com a participação de alunos da Ueap. Eu tenho a expertise do uso da impressora 3D, enquanto o professor Renan é mais focado na projeção 3D, juntamos nossas especialidades em prol desse projeto, que visa beneficiar a comunidade.”, explicou o professor Dreiser.
O estande da Ueap apresentará, até o encerramento do evento, em 8 de setembro, diversas pesquisas e atividades de extensão desenvolvidas na instituição, um deles é a “Brinquedoteca”.
Confira a programação do estande:
- Sexta-feira 30
- Brinquedoteca – projeto de extensão do curso de Pedagogia;
- Uso da Impressão 3D na produção de próteses para membros superiores - projeto de pesquisa do curso de Design.
- Sábado, 31
- Desenvolvimento de novos materiais para movelaria e construção civil baseados em polímeros reciclados – projeto de extensão do curso de Engenharia Química;
- Game Factory: engenharia de produção em ação.
- Domingo, 1º
- Desenvolvimento de novos materiais para movelaria e construção civil baseados em polímeros reciclados;
- Game Factory.
- Segunda-feira, 2
- Café com teorema – projeto de extensão do curso de Matemática
- Terça-feira, 3
- Conservas amazônicas – projeto de pesquisa do curso de Engenharia Agronômica;
- Café com teorema.
- Quarta-feira, 4
- Conservas amazônicas.
- Quinta-feira, 5
- Conservas amazônicas;
- Vozes da Juventude na Amazônia - projeto vinculado à Pró-Reitoria de Extensão.
- Sexta-feira, 6
- Demonstração de equipamentos e materiais da agricultura – Professora Marlene Vieira;
- Tecnologia implementada nas ciências agrárias – Professor Diego Bandeira.
- Sábado, 7
- Demonstração de equipamentos e materiais da agricultura;
- Tecnologia implementada nas ciências agrárias.
- Domingo, 8
- Demonstração de equipamentos e materiais da agricultura
- Tecnologia implementada nas ciências agrárias
Ela voltou e cresceu!
Com uma estrutura maior e a presença de mais empreendedores, a 53ª Expofeira do Amapá se consolida como a maior feira de negócios da Amazônia. Para os 11 dias de evento, foram montados palcos, pavilhões, arenas, praças de alimentação, parque de diversão e espaços agrícolas e rurais.
Com foco no desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental, a área total passou de 181,5 mil metros quadrados para 231 mil. A participação de empreendedores individuais e microempreendedores foi ampliada de 521 para 700. Além disso, 532 empresas vão disponibilizar produtos e serviços ao público.
A 53ª Expofeira conta com a parceria do Ministério do Turismo, dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Serviço Social do Comércio (Sesc), CEA Equatorial, distribuidora Caribeña e da Associação dos Municípios do Amapá.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!