Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LEITE MATERNO

'A amamentação é um vínculo que só mãe e bebê tem', diz visitante da 53ª Expofeira em ação do Agosto Dourado

Ângela Cristina visitou a feira com os filhos e falou da experiência com a amamentação e com a doação de leite humano.

Por Jamile Moreira
30/08/2024 22h45

Ângela e a filha Alice de 1 ano e 11 mesesA 53ª Expofeira além de promover negócios, cultura e entretenimento também leva conscientização sobre temas relevantes como a amamentação. Nesta sexta-feira, 30, quem passeou pelo Parque de Exposições da Fazendinha, participou de uma ação de incentivo, sensibilização e captação de novas doadoras. 

A ação do Agosto Dourado ocorreu no estande da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com as técnicas do Banco de Leite Humano (BLH). A autônoma Ângela Cristina é mãe de duas crianças, a mais nova, Alice Cristine tem 1 ano e 11 meses e ainda mama. A mãe conta que o vínculo criado durante a amamentação traz muito benefícios para as duas. 

“A amamentação é um vínculo que só a mãe e o bebê têm, só a mãe que amamenta sabe o que é amamentar. Então é muito importante, tanto para mim quanto para ela. Na minha primeira gestação eu consegui ser doadora de leite e foi uma experiência muito boa saber que o meu leite pode ajudar outras crianças”, disse Ângela. 

Técnicas do Banco de Leite aproveitaram o público da Expofeira para captar novas doadoras

Quem também relatou a experiência de amamentar foi Jamile Martins, mãe da Alice e da Vitória. Ela está à espera do terceiro filho e conta que na primeira gestação teve dificuldades com a amamentação e precisou do auxílio do Banco de Leite. 

“Na minha primeira gestação tive muita dificuldade, minha filha não conseguia fazer a pega correta no meu seio. Foi com a ajuda do Banco de Leite que consegui amamentar e com esse auxílio minha primeira filha mamou até um ano. Já a segunda gestação foi bem mais tranquila e não tive problemas, e agora à espera do terceiro filho, eu me sinto mais confiante. Amamentar é muito importante e pretendo amamentar o máximo que puder", contou Jamile. 

Jamile Martins, mãe da Alice e Vitória está à espera do terceiro filho

A coordenadora do Banco de Leite, Darcineyde Dias, enfatizou a importância de trazer as atividades do Banco para fora da instituição, divulgando para mais pessoas os serviços disponíveis para auxiliar as mães e bebês durante esse período tão importante. 

“Hoje ultrapassamos os muros do hospital e trouxemos um pouco dos serviços oferecidos pelo Governo do Amapá para auxiliar as mães durante esse período tão sublime que é amamentar. Além de divulgar os serviços estamos aproveitando para captar novas doadoras de leite e falar da importância de ajudar os bebês prematuros internados na UTI neonatal”, explicou a coordenadora. 

Dados do Ministério da Saúde mostram que a amamentação é capaz de reduzir em até 13% a morte das crianças menores de 5 anos de idade. No Amapá, o Banco de Leite Humano presta apoio a mães que precisam de ajuda para amamentar e coleta doações de leite para distribuir a recém-nascidos da Maternidade Mãe Luzia. 

Para se tornar doadora de leite ou solicitar assistência na amamentação, a mulher pode ir ao banco de leite, ou entrar em contato pelo WhatsApp, no número (96) 98115-9018, e solicitar atendimento domiciliar que acontece semanalmente também nos municípios de Mazagão, Tartarugalzinho, Santana e Porto Grande.

Estande da Secretaria de Saúde do Amapá

Ela voltou e cresceu!

Com uma estrutura maior e a presença de mais empreendedores, a 53ª Expofeira do Amapá se consolida como a maior feira de negócios da Amazônia. Para os 11 dias de evento, foram montados palcos, pavilhões, arenas, praças de alimentação, parque de diversão e espaços agrícolas e rurais.

Com foco no desenvolvimento econômico e sustentabilidade ambiental, a área total passou de 181,5 mil metros quadrados para 231 mil. A participação de empreendedores individuais e microempreendedores também foi ampliada de 521 para 700. Além disso, 532 empresas vão disponibilizar produtos e serviços ao público.

A 53ª Expofeira conta com a parceria do Ministério do Turismo, dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Serviço Social do Comércio (Sesc), CEA Equatorial, distribuidora Caribeña e da Associação dos Municípios do Amapá.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!