Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ARTESANATO AMAPAENSE

53ª Expofeira: Governo do Estado reverencia história local e comercializa obras de artistas amapaenses

Exposição da Galeria de Artes Estevão da Silva funciona no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

Por Redação
30/08/2024 21h55

Colaboração: Wallace Fonseca

Trabalhos retratam desde pinturas amazônicas, até artesanatos criados com matérias-primas locaisAncestralidade, cultura, e memória fazem parte das obras exibidas e comercializadas na Galeria de Artes Estevão da Silva, que está funcionando na 53ª Expofeira do Amapá, realizada pelo Governo do Estado no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

Os artistas Honorato Júnior, Wagner Ribeiro, Ezequiele Moraes, Ana Cleide Carvalho e Artesã Assunção estão apresentando trabalhos que retratam desde pinturas amazônicas, até obras criadas com matérias-primas locais, como caroços de açaí e tecidos típicos.

“É um local onde negócios, amigos e famílias se encontram. Conseguimos mostrar nosso trabalho e suas curiosidades para as pessoas que visitam e se interessam pelo espaço, algo muito legal. Espero que a Expofeira continue, pois é um espaço de comércio e lazer”, celebrou o artista plástico amapaense e expositor na Galeria de Artes, Ivan Amanajás.

Artista plástico, Ivan Amanajás

A artesã e designer, Rosângela Costa, trabalha com peças exclusivas e sustentáveis. Ela ressaltou como estar expondo em um espaço inclusivo a ajuda a contar suas histórias por meio de obras artesanais.

“Desenvolvi uma técnica de uso do resíduo do açaí, pois percebi que era algo muito descartado pela população. Hoje, utilizo esse produto para fazer as peças do Quilombo de Artes Tapuia, e estou com essa oportunidade maravilhosa de mostrar meus trabalhos. Agradeço a todos que tornaram esse momento possível”, frisou Rosângela.

Artesã e designer, Rosângela Costa

O santanense Marcos Ferreira, visitou a exposição da Galeria de Artes Estevão da Silva para conhecer as pinturas e saber da origem dos artistas, além de cada obra e técnica utilizada.

“O contexto histórico é muito importante na hora de adquirir as peças, para saber de onde surgiu aquela ideia e as bases da cada artista. Tudo isso é apaixonante e te inspira a estar nesse lugar que respira cultura e memória”, concluiu Ferreira.

Santanense Marcos Ferreira

Ela voltou e cresceu!

Com uma estrutura maior e a presença de mais empreendedores, a 53ª Expofeira do Amapá se consolida como a maior feira de negócios da Amazônia. Para os 11 dias de evento, foram montados palcos, pavilhões, arenas, praças de alimentação, parque de diversão e espaços agrícolas e rurais.

Com foco no desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental, a área total passou de 181,5 mil metros quadrados para 231 mil. A participação de empreendedores individuais e microempreendedores foi ampliada de 521 para 700. Além disso, 532 empresas vão disponibilizar produtos e serviços ao público.

A 53ª Expofeira conta com a parceria do Ministério do Turismo, dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Serviço Social do Comércio (Sesc), CEA Equatorial, distribuidora Caribeña e da Associação dos Municípios do Amapá.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!