Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FEBRE AFTOSA

Governo do Amapá realiza o 6º Fórum Estadual de Vigilância para Febre Aftosa durante a 53ª Expofeira

O evento reuniu produtores, pecuaristas, médicos e acadêmicos de veterinária, empresários e profissionais do agronegócio para trocarem informações sobre a doença.

Por Alice Palmerim
31/08/2024 18h57

O Governo do Estado realizou, durante a 53ª Expofeira, o 6º Fórum de Vigilância para a Febre AftosaO Governo do Estado realizou neste sábado, 31, durante a 53ª Expofeira do Amapá, o 6º Fórum de Vigilância para a Febre Aftosa, no auditório Samaúma, no Espaço do Conhecimento, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. A doença é infecciosa aguda, causa febre e o aparecimento de “aftas”, principalmente na boca e nos pés de animais bovinos, búfalos, caprinos, suínos e ovinos. 

O evento foi coordenado pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro), com o objetivo de trocar experiências sobre inovação para controlar a enfermidade e manter o reconhecimento do estado em área livres da doença sem vacinação.

Evento teve como objetivo promover a troca de experiêcias sobre a doença que atinge animais bovinos, búfalos, caprinos, suínos e ovinos. 

Uma das participantes foi a acadêmica de medicina veterinária, Karina Ramos, que está cursando o 7º semestre no Instituto Federal do Amapá, no município de Porto Grande. Ela destacou que desde pequena é apaixonada por animais e que pretende seguir carreira no segmento de inspeção. 

A acadêmica de medicina veterinária do Ifap de Porto Grande, Karina Ramos, sempre gostou de animais

“Achei a palestra muito interessante, porque é um tema novo. É motivo para comemorar sermos um estado de zona livre de febre aftosa, sem a vacinação, é uma conquista. Esse fato é muito importante para a comercialização da carne e dos produtos derivados", pontuou Karina.

Durante a programação, o público adquiriu informações com o palestrante e presidente da Agência Agropecuária do Paraná, Otami Martins, que trouxe experiências do estado, reconhecido internacionalmente como livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial da Saúde Animal, desde maio de 2021. 

O palestrante e presidente da Adapar, Otami Martins, trouxe experiências do Paraná

“O Governo do Amapá está investindo, na 53ª Expofeira, em melhoramento genético, para que o pecuarista possa adquirir novos reprodutores e matrizes de qualidade. Estamos fazendo o recadastramento dos profissionais para mantermos a área livre e ter controle sobre o rebanho. É necessário que os pecuaristas procurem nosso estande,” reforçou o diretor-presidente da Diagro, Álvaro Cavalcante.

Ela voltou e cresceu!

Com uma estrutura maior e a presença de mais empreendedores, a 53ª Expofeira do Amapá se consolida como a maior feira de negócios da Amazônia. Para os 11 dias de evento, foram montados palcos, pavilhões, arenas, praças de alimentação, parque de diversão e espaços agrícolas e rurais.

Com foco no desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental, a área total passou de 181,5 mil metros quadrados para 231 mil. A participação de empreendedores individuais e microempreendedores foi ampliada de 521 para 700. Além disso, 532 empresas vão disponibilizar produtos e serviços ao público.

A 53ª Expofeira conta com a parceria do Ministério do Turismo, dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Serviço Social do Comércio (Sesc), CEA Equatorial, distribuidora Caribeña e da Associação dos Municípios do Amapá.  

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!