Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE ANIMAL

'Podemos dialogar com produtores rurais', diz pecuarista sobre Fórum de Vigilância para Febre Aftosa na 53ª Expofeira do Amapá

Paulo Leite, de 79 anos, ressaltou a importância da ação para o segmento, que aconteceu no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

Por Alice Palmerim
31/08/2024 19h46

Produtor rural em Pracuúba e vice-presidente da Federação da Agricultura, Paulo LeiteDurante o 6º Fórum de Vigilância para Febre Aftosa, que busca trocar experiências para controlar a enfermidade, aconteceu neste sábado, 31, na 53ª Expofeira do Amapá, promovida pelo Governo do Estado, o produtor rural em Pracuúba e vice-presidente da Federação da Agricultura, Paulo Leite, de 79 anos, ressaltou a importância da ação para o segmento.

“Nosso estado é conhecido por ser uma zona livre de febre aftosa sem a vacinação, um feito muito importante para manter a comercialização de bovinos, búfalos, caprinos, suínos e ovinos. Com o Fórum Estadual de Vigilância, podemos dialogar com produtores rurais para democratizar informações para manter índices eficientes", destacou Paulo.

Evento foi coordenado pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro)

A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda, que causa febre e o aparecimento de “aftas”, principalmente na boca e nos pés dos animais. O Amapá é referência no avanço do controle da enfermidade, e este ano, não será mais feita a vacinação dos rebanhos pela primeira vez. 

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá (Diagro), que coordenou o evento, é a responsável pelo controle dos animais que ficam em exposição durante a 53ª Expofeira do Amapá, com exigências dos exames necessários para manter a sanidade do rebanho e garante que o pecuarista adquira animais sadios durante o evento. 

Evento reuniu produtores, pecuaristas, médicos e acadêmicos de veterinária

A médica veterinária Rafaela Nunes Ferreira, de 41 anos, o encontro ajuda em soluções para manter o status atual do estado, além de avançar na pecuária.   

“Estamos comemorando a obtenção do nosso título livre sem vacinação. Entretanto, frisamos os desafios que toda a classe do setor precisa ter, porque é necessário entender o papel e as ações que cada órgão, como a Diagro, e os próprios produtores rurais têm dentro desse processo”, finalizou Rafaela.

Amapá é conhecido por ser uma zona livre de febre aftosa sem vacinação

Ela voltou e cresceu!

Com uma estrutura maior e a presença de mais empreendedores, a 53ª Expofeira do Amapá se consolida como a maior feira de negócios da Amazônia. Para os 11 dias de evento, foram montados palcos, pavilhões, arenas, praças de alimentação, parque de diversão e espaços agrícolas e rurais.

Com foco no desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental, a área total passou de 181,5 mil metros quadrados para 231 mil. A participação de empreendedores individuais e microempreendedores foi ampliada de 521 para 700. Além disso, 532 empresas vão disponibilizar produtos e serviços ao público.

A 53ª Expofeira conta com a parceria do Ministério do Turismo, dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Serviço Social do Comércio (Sesc), CEA Equatorial, distribuidora Caribeña e da Associação dos Municípios do Amapá.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!