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COMPLIANCE

Na 53ª Expofeira do Amapá, conceito tendência no mundo corporativo é apresentado para o segmento empresarial

Palestra sobre como integrar o 'compliance' sem comprometer a inovação reuniu especialistas, no Pavilhão do Conhecimento, no Parque de Exposições da Fazendinha.

Por Cristiane Nascimento
01/09/2024 13h36

Palestra apresentou conceito ″compliance″, que é tendência no mercado para encontrar um equilíbrio entre as exigências regulatórias e o desenvolvimento de soluções criativasNa maior feira de negócios da Amazônia, a 53ª Expofeira do Amapá, uma palestra sobre o novo conceito tendência no mundo corporativo, o "compliance", reuniu representantes do segmento empresarial no Pavilhão do Conhecimento, no Parque de Exposições da Fazendinha, no sábado, 31. 

A abordagem foi voltada para o desafio e a complexidade de inserir a prática nas empresas sem perder de vista o foco na inovação. A palestra teve como destaque a importância de encontrar um equilíbrio entre as exigências regulatórias e o desenvolvimento de soluções criativas que impulsionem o crescimento das organizações.

A advogada e consultora de compliance, Naiara Oliveira, demonstrou como o método pode ser um aliado da inovação e contribuir uma para a consolidação de uma estrutura que permita às empresas inovarem de maneira responsável e sustentável.

"Advogada e consultora de compliance, Naiara OliveiraNós trouxemos esse debate para tentar mostrar porque o compliance é uma tendência. É uma prática que vem sendo uma exigência tanto internacionalmente quanto nacionalmente, e é fundamental trazer o conceito para as empresas, tanto de pequeno porte, startups, quanto para as grandes organizações, porque se trata de questões éticas, de prevenção, que devem estar em conformidade com a lei e isso interessa a todos os tipos de negócio", explicou Naiara.

A especialista reforçou ainda que as políticas públicas do Governo do Amapá que apoiam o surgimento cada vez mais de novos empreendimentos, reforçam a necessidade de discutir essas inovações.

O principal ponto da apresentação foi demonstrar como integrar o compliance em um negócio, destacando que para isso é preciso ter um início antecipado, atenção ao cumprimento das normas, ter a colaboração interdisciplinar e o retorno contínuo.

"Com esse fomento ao empreendedorismo aqui no estado, é importante que os futuros empreendedores e os empresários já estabelecidos tenham o conhecimento dessas práticas para que o negócio deles possa ser mais duradouro no mercado e já comece atualizado acompanhando as novas tendências" concluiu a especialista.

A abordagem foi sobre o desafio de inserir a prática contemporânea nas empresas mantendo o foco na inovação

Compliance 

É a adoção de procedimentos internos por meio de um programa cuidadosamente estruturado e cujo objetivo é fazer com que a organização esteja conforme com leis, normas e regulamentos vigentes, inclusive regulamentos internos, sobretudo do ponto de vista o código ético. Mais do que uma simples adesão a normas externas, a prática envolve também a implementação de políticas internas que promovam a ética e a transparência em todos os níveis da empresa. 

O método é a adoção de políticas organizacionais voltadas para a detecção, prevenção e mitigação dos riscos inerentes à atividade empresarial desenvolvida, sobretudo no que se refere à relação com clientes, colaboradores, parceiros, fornecedores, investidores e demais partes interessadas, é o principal objetivo de um programa de compliance.

Ela voltou e cresceu! 

Com uma estrutura maior e a presença de mais empreendedores, a 53ª Expofeira do Amapá se consolida como a maior feira de negócios da Amazônia. Para os 11 dias de evento, foram montados palcos, pavilhões, arenas, praças de alimentação, parque de diversão e espaços agrícolas e rurais.

Com foco no desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental, a área total passou de 181,5 mil metros quadrados para 231 mil. A participação de empreendedores individuais e microempreendedores foi ampliada de 521 para 700. Além disso, 532 empresas vão disponibilizar produtos e serviços ao público.

A 53ª Expofeira conta com a parceria do Ministério do Turismo, dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Serviço Social do Comércio (Sesc), CEA Equatorial, distribuidora Caribeña e da Associação dos Municípios do Amapá

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