Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INOVAÇÃO

Ueap apresenta peças de movelaria reciclada e jogos interativos na 53ª Expofeira do Amapá

Projetos são idealizados pelos cursos de Engenharia Química e de Produção reaproveitam plásticos para produção de materiais para móveis e construção civil.

Por Luan Rodrigues
01/09/2024 18h19

Jogos e equipamento são exibidos por professores e alunos do curso de Engenharia de ProduçãoO público que passa pelo estande da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), na 53ª Expofeira, pode encontrar várias produções ecológicas e inovadoras feitas por acadêmicos da instituição, como jogos interativos e produtos de movelaria e construção civil feitos de plástico, que seriam descartados no meio ambiente.

Com o foco na reciclagem dos resíduos plásticos e na divulgação da engenharia de produção para o grande público, os professores e alunos expõem uma máquina capaz de processar os materiais e transformá-los em uma chapa multiuso, que pode ser moldada em vários formatos.

O professor João Silva apresenta a máquina que processa resíduos plásticos"A vantagem desse material é que ele é fácil de formatar, processar e essa praticidade faz muita diferença, já que o nosso objetivo é um produto comercial. Conseguimos esses plásticos com a coleta de resíduos de xampus, cremes e tudo mais. Já temos uma parceria com uma startup que vai dar o acabamento dessas placas produzidas", relatou o professor João Silva, idealizador da iniciativa.

O equipamento funciona a partir do aquecimento de diferentes pedaços de resíduo plástico. O professor acredita que a exposição da ação junto ao público é fundamental para busca de apoio e também para que mais pessoas conheçam as possibilidades e vantagens dos produtos gerados pela máquina.

Outro projeto desenvolvido na Ueap que possibilita a interação com o público é o "Game Factory", do curso de Engenharia de Produção, que consiste em jogos que permitem demonstrar aspectos da área. Alunos também apresentam aos visitantes jogos como o “Cadeia de Suprimento”, que torna o jogador um Engenheiro de Produção por um instante, e o jogo “Movimentos e Tempos", que simula avaliação da eficiência de um colaborador.

"Esses games também utilizamos dentro da sala de aula, e a gente trouxe aqui para a Expofeira para explicar sobre o curso de Engenharia de Produção, a atuação, quais são os objetivos do curso, de uma forma mais lúdica, para que assim as pessoas entendam o que é o curso, os conceitos, de uma forma mais prática", explicou a professora Julyana Kluck, coordenadora do projeto.

Um dos projetos presentes no estande da Ueap é o Game FactoryUma das pessoas que tiveram a oportunidade de ter esse maior contato com a Engenharia de Produção foi o estudante de geografia Adailson Bispo. Ele relatou que, por não fazer parte de uma área tão próxima das engenharias, achou interessante entender um pouco mais sobre as áreas de atuação e as atividades de um profissional do curso abordado nos jogos.

"Gostei de conhecer e jogar. Tenho uma amiga que faz o curso e confesso que eu não sabia sobre o que se tratava. Só sabendo o nome não conseguimos tirar muitas conclusões sobre o que se trata. É interessante conhecer a Universidade do Estado e conhecer a variedade de cursos que existem”, pontuou o estudante.

Ela voltou e cresceu!

Com uma estrutura maior e a presença de mais empreendedores, a 53ª Expofeira do Amapá se consolida como a maior feira de negócios da Amazônia. Para os 11 dias de evento, foram montados palcos, pavilhões, arenas, praças de alimentação, parque de diversão e espaços agrícolas e rurais.

Com foco no desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental, a área total passou de 181,5 mil metros quadrados para 231 mil. A participação de empreendedores individuais e microempreendedores foi ampliada de 521 para 700. Além disso, 532 empresas vão disponibilizar produtos e serviços ao público.

A 53ª Expofeira conta com a parceria do Ministério do Turismo, dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Serviço Social do Comércio (Sesc), CEA Equatorial, distribuidora Caribeña e da Associação dos Municípios do Amapá.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!