Público conhece produções de nove cursos profissionalizantes durante a 53ª Expofeira do Amapá
Neste domingo, 1º, foi a vez do Centro de Pesca e Aquicultura apresentar aos visitantes a agroecologia, pesca e biojóias,
O Centro de Pesca do Amapá apresentou o trabalho desenvolvido nos cursos técnicosA 53ª Expofeira do Amapá incentiva a profissionalização e fomenta a geração de renda. Pensando nisso, o Governo do Estado expõe no Espaço Aquário da Inovação, os trabalhos desenvolvidos nos nove Centros de Educação Profissional do Amapá.
Neste domingo, 1º de setembro, foi a vez do Centro de Pesca e Aquicultura apresentar aos visitantes os cursos técnicos de agroecologia, pesca e biojóias, com direito a amostras de plantas e mel. Um dos itens que mais faz sucesso é o mel de abelhas sem ferrão, totalmente produzido pelos estudantes.
“A ideia é expor todo dia o trabalho desenvolvido nos nossos centros, com especial atenção para a temática da sustentabilidade e justiça climática, em preparação para a COP30. Além disso, ainda esta semana, haverão apresentações de música com os alunos do Walkíria Lima e Bi Trindade”, explicou a secretária adjunta de Políticas Educacionais, Antônia Andrade.
Antônia Andrade, secretária adjunta de Políticas Educacionais da Seed
Além das apresentações dos centros, o espaço organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com a empresa Interceleri, evidencia a inclusão digital, com uma demonstração de jogos que ensinam matemática e um óculos de realidade virtual feito a partir da árvore de miriti.
Wilkson dos Santos, de 45 anos, levou a filha Ester Dantas, de 9 anos, para conhecer o espaço, e conta ter saído impressionado com a iniciativa.
"Achei muito inovador e interessante. Essa é uma maneira simplificada de aprender matemática e espero que chegue aos estudantes", destacou Santos.
Wilkson dos Santos e Ester Dantas visitaram o espaço
Já a pequena Ester conta que o jogo educativo a fez querer estudar ainda mais. “Eu não gosto de matemática, mas com o jogo, consegui me divertir. Fui muito bom porque é como uma brincadeira. Queria aprender assim", disse.
Confira o cronograma de exposições dos centros:
- Terça-feira, 3: Centro De Educação Profissional Profª Maria Salomé Gomes Sares
- Quarta-feira, 4: Centro de Educação Profissional Graziela Reis de Souza
- Quinta-feira, 5: Centro De Cultural Franco Amapaense
- Sexta-feira, 6: Centro de Educação Profissional Bi Trindade
- Sábado, 7: Centro De Educação Profissional Em Música Walkíria Lima
- Domingo, 8: Centro de Educação Profissional Cândido Portinari
Espaço também apresentou jogos educativos e um óculos de realidade virtual
Ela voltou e cresceu!
Com uma estrutura maior e a presença de mais empreendedores, a 53ª Expofeira do Amapá se consolida como a maior feira de negócios da Amazônia. Para os 11 dias de evento, foram montados palcos, pavilhões, arenas, praças de alimentação, parque de diversão e espaços agrícolas e rurais.
Com foco no desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental, a área total passou de 181,5 mil metros quadrados para 231 mil. A participação de empreendedores individuais e microempreendedores foi ampliada de 521 para 700. Além disso, 532 empresas vão disponibilizar produtos e serviços ao público.
A 53ª Expofeira conta com a parceria do Ministério do Turismo, dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Serviço Social do Comércio (Sesc), CEA Equatorial, distribuidora Caribeña e da Associação dos Municípios do Amapá.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!