Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Governo do Estado apresenta desafios e impactos das mudanças climáticas durante a 53ª Expofeira do Amapá

Um dos pontos abordados foi a elevação do nível do mar, fator que afeta diretamente a economia, agricultura, pesca e turismo.

Por Cristiane Nascimento
02/09/2024 21h28

O Governo do Estado realizou nesta segunda-feira, 2, durante a 53ª Expofeira do Amapá, um encontro para debater como as alterações climáticas impactam no desenvolvimento do estado. Um dos pontos da discussão, foi a precipitação e a elevação do nível do mar, fatores que afetam diretamente setores da economia, como agricultura, pesca e turismo.

Os participantes discutiram a necessidade de elaboração de políticas públicas voltadas para a adaptação às novas condições do clima. Entre as propostas, foram citadas iniciativas para fortalecer as comunidades ribeirinhas por meio de capacitação, e traçar prognósticos das influências da mudança nas questões socieconômicas.

"Trazer esse debate para o contexto da Expofeira é fundamental, já que aqui se fala tanto de negócios, oportunidades e iniciativas com preservação do meio ambiente, e as mudanças climáticas devem ser consideradas como um fator de risco para os negócios", destacou a palestrante, geóloga e pesquisadora do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), Valdenira Santos.

Pesquisadora do Iepa,  Valdenira Santos

O encontro destacou ainda as peculiaridades regionais que precisam ser consideradas nas discussões sobre mudanças climáticas, que alinhadas às estratégias globais, precisam ser ajustadas às realidades locais.

Na oportunidade foi apresentada a iniciativa do Observatório Popular do Mar, que ajuda a compreender os efeitos da elevação do nível marinho na foz do Rio Amazonas, como erosão, inundação e interferência na biodiversidade. A iniciativa é um projeto de ciência cidadã, financiada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

Ela voltou e cresceu!

Com uma estrutura maior e a presença de mais empreendedores, a 53ª Expofeira do Amapá se consolida como a maior feira de negócios da Amazônia. Para os 11 dias de evento, foram montados palcos, pavilhões, arenas, praças de alimentação, parque de diversão e espaços agrícolas e rurais.

Com foco no desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental, a área total passou de 181,5 mil metros quadrados para 231 mil. A participação de empreendedores individuais e microempreendedores foi ampliada de 521 para 700. Além disso, 532 empresas vão disponibilizar produtos e serviços ao público.

A 53ª Expofeira conta com a parceria do Ministério do Turismo, dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Serviço Social do Comércio (Sesc), CEA Equatorial, distribuidora Caribeña e da Associação dos Municípios do Amapá.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!