Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COLETIVA SELETIVA

Governo do Estado coleta mais de duas toneladas de resíduos em 4 dias da 53ª Expofeira do Amapá

Iniciativa visa conscientizar e promover a conservação do meio ambiente, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

Por Kelison Neves
03/09/2024 00h59

Trabalho de coleta seletiva recolhe mais de duas toneladas de materiais recicláveis na 53ª Expofeira do Amapá Nos quatro primeiros dias da 53ª Expofeira do Amapá, o Governo do Estado já recolheu mais de duas toneladas de resíduos sólidos por meio da coleta seletiva no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. A ação tem como objetivo conscientizar a população sobre a conservação e incentivar a educação ambiental.

O trabalho consiste no recolhimento de materiais como vidro, plástico, metal e resíduos orgânicos. A coleta seletiva é coordenada pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec).

“Incentivar a educação ambiental e a economia circular é uma das prioridades da atual gestão. Os resíduos coletados deixarão de ir para o lixão de Macapá e se transformarão em novos produtos, impactando diretamente ações de conservação ambiental”, destacou Edivan Andrade, secretário da Ciência e Tecnologia do Estado.

Coleta seletiva de lixo

Para a realização da coleta seletiva, foram contratadas empresas amapaenses especializadas na gestão de resíduos sólidos como a Vitrum, que reaproveita garrafas de vidro para produzir areia.

“Para aumentar a eficiência desse trabalho, além de coletar o material descartado nas lixeiras, a nossa equipe também está pegando os resíduos deixados nos estabelecimentos de entretenimento, praças de alimentação e nas vias públicas do evento ”, destacou Janaína Silvestre, CEO da Vitrum.

Janaína Silvestre, CEO da Vitrum

Para o analista administrativo Marloni Castro, de 33 anos, a ação realizada pelo Governo do Estado é muito importante para conscientizar o público e manter a feira limpa durante a Expofeira.

“Esse serviço é de extrema importância, pois aqui as pessoas consomem muitos produtos com embalagens que podem prejudicar o meio ambiente, se não forem descartadas de forma correta. Então, ter aqui um trabalho de coleta, que já inicia o tratamento do material é muito positivo para manter tudo limpo e seguro para os visitantes”, disse Castro.

Analista administrativo Marloni Castro, de 33 anos

Atualmente, cerca de 50 profissionais estão atuando, direta ou indiretamente, na coleta de resíduos sólidos na Expofeira e a expectativa é de que mais de 20 toneladas de materiais sejam recolhidos até o final da feira.

Ela voltou e cresceu!

Com uma estrutura maior e a presença de mais empreendedores, a 53ª Expofeira do Amapá se consolida como a maior feira de negócios da Amazônia. Para os 11 dias de evento, foram montados palcos, pavilhões, arenas, praças de alimentação, parque de diversão e espaços agrícolas e rurais.

Com foco no desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental, a área total passou de 181,5 mil metros quadrados para 231 mil. A participação de empreendedores individuais e microempreendedores foi ampliada de 521 para 700. Além disso, 532 empresas vão disponibilizar produtos e serviços ao público.

A 53ª Expofeira conta com a parceria do Ministério do Turismo, dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Serviço Social do Comércio (Sesc), CEA Equatorial, distribuidora Caribeña e da Associação dos Municípios do Amapá.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!