Governo do Estado realiza ações para orientar pacientes com sobrepeso e obesidade na 53ª Expofeira
A ação informa sobre o Barisus, programa que tem 357 pessoas inscritas.
Profissionais do Barisus orientam a população sobre a prevenção à obesidade Ampliando o debate sobre o bem-estar da população, o Governo do Estado promoveu na 53ª Expofeira do Amapá, ação informativa sobre a linha de cuidados necessárias para pacientes obesos e com sobrepeso. Com foco no programa Barisus, os técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) estão orientando os visitantes sobre o fluxo de atendimento do ambulatório e como funciona o acompanhamento dos pacientes cadastrados.
Luciana Diniz, coordenadora do Barisus
“Nossa intenção é esclarecer o que é o Barisus, um programa destinado para quem faz cirurgia bariátrica, mas também que realiza o tratamento integral das pessoas obesas e com sobrepeso”, afirmou a coordenadora do programa Barisus, Luciana Diniz.
Atualmente com 357 pessoas inscritas no programa, o Barisus não está recebendo novos pacientes. Uma nova etapa só será iniciada após todos serem atendidos e acompanhados, garantindo uma assistência efetiva, individualizada e segura para todos.
Com uma equipe multidisciplinar composta por nutricionista, psicólogo, assistente social, cirurgião metabólico, fisioterapeuta, anestesista, cardiologista e endocrinologista, o programa já realizou mais de 120 cirurgias em 2024. No pós-operatório, os pacientes são acompanhados por 18 meses e recebem acompanhamento integral dos profissionais.
Além do trabalho preventivo, equipe técnica explica sobre o fluxo de atendimento do Barisus
Ela voltou e cresceu!
Com uma estrutura maior e a presença de mais empreendedores, a 53ª Expofeira do Amapá se consolida como a maior feira de negócios da Amazônia. Para os 11 dias de evento, foram montados palcos, pavilhões, arenas, praças de alimentação, parque de diversão e espaços agrícolas e rurais.
Com foco no desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental, a área total passou de 181,5 mil metros quadrados para 231 mil. A participação de empreendedores individuais e microempreendedores foi ampliada de 521 para 700. Além disso, 532 empresas vão disponibilizar produtos e serviços ao público.
A 53ª Expofeira conta com a parceria do Ministério do Turismo, dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Serviço Social do Comércio (Sesc), CEA Equatorial, distribuidora Caribeña e da Associação dos Municípios do Amapá.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!