Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
53ª EXPOFEIRA DO AMAPÁ

53ª Expofeira apresenta granjas zootécnicas para criação de suínos sem agredir o meio ambiente e ainda agregar valor comercial

O sistema funciona com camas sobrepostas para suínos, que são criados em locais livres.

Por Weverton Façanha
03/09/2024 14h00

As baias ganharam mais espaço para acomodar melhor os animais.Um sistema de criação suína em granjas zootécnicas com camas sobrepostas, um processo que não agride o meio ambiente e coloca o animal em local livre, agregando valor comercial é um dos atrativos da unidade demonstrativa da agricultura familiar, na 53ª Expofeira do Amapá, que acontece no Parque de Exposições da Fazendinha, até 8 de setembro, em Macapá.

Um dos arranjos que está em exposição, com métodos de instalações inovadoras é a suinocultura, área que apresenta redução de custos para o produtor e maior rentabilidade na comercialização dos animais. As atividades suínas são coordenadas pelo Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap).

Médico veterinário, Sidnan Oliveira, é coordenador do espaço de suínos na 53ª Expofeira

“Estamos demostrando o trabalho desenvolvido nas comunidades rurais para quem trabalha no campo e quer dinamizar e aumentar sua produção. O sistema moderno e sustentável de criação suína atualmente, é completamente diferente”, destacou o médico veterinário e coordenador do espaço da suinocultura do Rurap, Sidnan Oliveira. 

Na 53ª Expofeira, o Governo do Amapá aumentou o espaço das baias para o bem-estar animal e para receber mais suínos, provenientes do município de Pedra Branca do Amapari, da comunidade de Mel da Pedreira e da área rural de Macapá.

Animais são provenientes de Pedra Branca do Amapari e da comunidade de Mel da Pedreira

Ela voltou e cresceu!

Com uma estrutura maior e a presença de mais empreendedores, a 53ª Expofeira do Amapá se consolida como a maior feira de negócios da Amazônia. Para os 11 dias de evento, foram montados palcos, pavilhões, arenas, praças de alimentação, parque de diversão e espaços agrícolas e rurais.

Com foco no desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental, a área total passou de 181,5 mil metros quadrados para 231 mil. A participação de empreendedores individuais e microempreendedores foi ampliada de 521 para 700. Além disso, 532 empresas vão disponibilizar produtos e serviços ao público.

A 53ª Expofeira conta com a parceria do Ministério do Turismo, dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Serviço Social do Comércio (Sesc), CEA Equatorial, distribuidora Caribeña e da Associação dos Municípios do Amapá.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!