Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CADEIA DO AÇAÍ

Fórum do Açaí: encontro aborda estratégias para desenvolver a cadeia produtiva do açaí na 53ª Expofeira do Amapá

Iniciativa realizada pelo Governo do Amapá e Embrapa propõe debates mercado, desafios e oportunidades da cadeia produtiva do fruto no estado.

Por Kelison Neves
05/09/2024 21h00

Governo do Amapá e Embrapa debatem sobre a cadeia produtiva do açaí na 53ª ExpofeiraO Governo do Estado e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizam Fórum do Açaí, dentro da programação da 53ª Expofeira do Amapá, para discutir inovação, pesquisa, mercado e políticas públicas para traçar estratégias que ajudem a potencializar o desenvolvimento da cadeia produtiva do açaí na região.

No Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, participam instituições científicas e de pesquisa, produtores e startups. A iniciativa é um espaço para discutir sobre um dos principais produtos da economia da região que promove o desenvolvimento do Amapá e do Brasil. 

Alex Pascoal, CEO da startup Carvão de Açaí“Planejar agora é sinônimo de pensar no futuro, enxergar para onde estamos indo e trabalhar juntos para garantir que açaí se torne cada vez mais um propulsor da economia, gerando emprego, renda e dignidade”, pontuou o CEO da startup Carvão de Açaí, Alex Pascoal, que produz carvão através do resíduo do caroço de fruto. 

O Fórum do Açaí encerra nesta quinta-feira, 5, com discussões sobre mercado e políticas públicas para o setor. Para a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), uma das organizadoras do encontro, o espaço é fundamental para alinhar a consolidação do fruto como produto.

“O diálogo organizado gera desenvolvimento, principalmente, quando envolve pesquisadores, produtores e empresas inovadoras, que é justamente o que estamos propondo neste fórum para consolidar o açaí como um produto estratégico da economia amapaense”, enfatizou o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Edivan Andrade.

O Fórum do Açaí encerra nesta quinta-feira, 5, com discussões sobre mercado e políticas públicas para o setor

Antonio de Carvalho, chefe geral da EmbrapaSegundo a Embrapa, atualmente, um dos principais desafios que a cadeia produtiva de açaí enfrenta no Amapá é a escassez do fruto no período de entressafra, que ocorre entre os meses de setembro e novembro, provocando um aumento do preço do produto.

“Hoje, o problema básico do açaí hoje é a entressafra, uma questão que a Embrapa já vem trabalhando para encontrar soluções. Mas, além disso, é importante reunir todos os atores, em eventos como este, para unir forças e encontrar uma forma de aumentar a oferta do fruto no período de escassez”, pontuou o chefe geral da Embrapa, Antonio de Carvalho.

Ela voltou e cresceu!

Com uma estrutura maior e a presença de mais empreendedores, a 53ª Expofeira do Amapá se consolida como a maior feira de negócios da Amazônia. Para os 11 dias de evento, foram montados palcos, pavilhões, arenas, praças de alimentação, parque de diversão e espaços agrícolas e rurais.

Com foco no desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental, a área total passou de 181,5 mil metros quadrados para 231 mil. A participação de empreendedores individuais e microempreendedores foi ampliada de 521 para 700. Além disso, 532 empresas vão disponibilizar produtos e serviços ao público.

A 53ª Expofeira conta com a parceria do Ministério do Turismo, dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Serviço Social do Comércio (Sesc), CEA Equatorial, distribuidora Caribeña e da Associação dos Municípios do Amapá. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!