Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ATENDIMENTO HUMANIZADO

Governo do Amapá entrega leitos semi-intensivos e enfermaria para dar retaguarda às cirurgias neurológicas no Hospital de Emergências, em Macapá

No total, sete novos leitos foram disponibilizados para atender a demanda cirúrgica dos pacientes.

Por Jamile Moreira
25/09/2024 09h30

Leitos são destinados para o pós-operatório dos pacientes de cirurgias neurológicasPara garantir um pós-cirúrgico seguro para os pacientes que passam por procedimentos neurológicos no Hospital de Emergências Oswaldo Cruz (HE), em Macapá, o Governo do Amapá ativou três leitos semi-intensivos e quatro leitos clínicos que fazem parte do pacote de ações da gestão, que trata a saúde como prioridade absoluta e imediata. 

Desde 1º de setembro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) mantém o procedimento de neurocirurgia 24 horas no HE. A cirurgia trata doenças do sistema nervoso central e periférico que podem acometer o cérebro, coluna e nervos. Durante a primeira quinzena do mês, mais de 18 pacientes passaram pelo serviço que aumenta a expectativa de vida.

Enfermaria possui poltronas para acompanhantes

Médico que atua na equipe do hospital, o neurocirurgião Wanderson Dias, ressalta que com a escala de neurocirurgias 24 horas um amplo campo de procedimentos pode ser realizado, exigindo que o espaço se estruture para dar a melhor assistência a esses pacientes. 

Wanderson Dias, neurocirurgião que atua no HE“Nós operamos desde uma pequena fratura craniana ou na coluna até uma lesão grave, como um aneurisma cerebral, fazendo com que esse paciente precise de leito de recuperação e de monitorização de no mínimo 24 horas. Estamos vendo que o avanço está sendo rápido e o Governo do Estado está trabalhando para dar uma resposta imediata às demandas que a gente tem”, explicou o médico. 

Antes, os pacientes que davam entrada no Hospital de Emergências com lesões neurológicas e que necessitavam de procedimento cirúrgico aguardavam transferência para o Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima, para poder realizar o procedimento. Agora, com uma escala fixa de seis cirurgiões na emergência, os pacientes serão atendidos com mais agilidade e eficiência.

Carlos Sena, secretário adjunto de Assistência Hospitalar“Esse é mais um momento importante na saúde pública do Amapá, pois implantamos um novo serviço e estamos avançando, agora, entregando esses espaços voltados para a demanda neurológica estamos melhorando e dando mais condições de uma boa recuperação para esses pacientes”, afirmou o secretário adjunto de Assistência Hospitalar, Carlos Sena. 

Investimentos em saúde

O Governo do Amapá atua em diversas frentes de trabalho para fortalecer a saúde no estado, como o Hospital de Pequeno Porte de Tartarugalzinho entregue pelo governador Clécio Luís na terça-feira, 17, e o novo Hospital Regional de Porto Grande, que atende cinco municípios e descentraliza os atendimentos da capital. As obras do Novo HE também avançam e passam pela etapa de concretagem das fundações. O HE também foi contemplado com novos equipamentos de diagnóstico por imagem como aparelho de ultrassonografia e um novo tomógrafo.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!