Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSPOSIÇÃO

53ª Expofeira: Governo do Amapá entrega de 125 portarias dos primeiros servidores da Emdesur para a União

Esta é a 4ª edição da cerimônia em 2024, que reforça o compromisso do Governo do Amapá em garantir a qualidade na prestação de serviços públicos.

Por Adryany Magalhães
07/09/2024 02h01

TransposiçãoO Governo do Amapá entregou 125 portarias de lotação para trabalhadores da União à disposição do Estado. Na ocasião, foi realizado o acolhimento dos primeiros servidores da Empresa Municipal de Desenvolvimento e Urbanização de Macapá (Emdesur), que participaram do processo de transposição para o Governo Federal.

Os processos contam com o auxílio da Secretaria de Estado de Assuntos da Transposição e da Secretaria de Estado da Administração (Sead). Para o senador Randolfe Rodrigues, que foi o relator da Emenda Constitucional 98/2018, que garante a transposição, esse é um direito conquistado por cada um dos trabalhadores.

“Esse é um direito conquistado pela história desses trabalhadores de uma empresa do município de Macapá que foi construída em 1979. Foi conquistado pelo princípio da igualdade, que assegura para eles, os mesmos direitos que outros tiveram. Então não é favor de governantes, não é favor meu, não é favor do Governo Federal, não é favor de ninguém. Isso é uma luta de vocês que está sendo assegurada em definitivo", destacou o senador. 

Senador Randolfe Rodrigues

A solenidade contou com a presença do presidente da Comissão Especial dos Ex-Territórios Federais, João Cândido, que relatou que está desde 2003 na luta da transposição.

“Fico muito feliz de poder estar aqui vendo a fase de realização. Vejo os processos, os nomes e sei que a transposição é um passo importante na vida desses trabalhadores. Vou continuar lutando, e espero que todos da Emdesur consigam esta conquista”, destacou Cândido. 

Presidente da Comissão Especial dos Ex-Territórios Federais, João CândidoEsta é a 4ª edição da cerimônia em 2024, que reforça o compromisso do Governo do Amapá em garantir a qualidade na prestação de serviços públicos, ao integrar novos servidores ao Governo Estadual.

A secretária de Administração, Cinthya Mendes, falou da importância de enquadrar pessoas com experiência de vida ao quadro do Estado.

“Vocês vão trazer uma bagagem de experiência de vida e não tem coisa melhor do que isso. Trazer experiência com o ambiente do trabalho é melhor do que qualquer formação, curso de graduação, experiência por dia a dia. Desejo a vocês que venham com essa vontade de servir, como o nosso governador Clécio Luís sempre fala, venham com o espírito público", destacou Cinthya. 

Secretária de Administração, Cinthya Mendes

Em 2024, já foram enquadrados 854 servidores em portarias, totalizando mais de 4 mil servidores transpostos desde o início da gestão do presidente Lula e do governador Clécio Luís. A secretária de Transposição, Anne Marques, falou da importância de acolher cada servidor.

“Enquanto Governo, temos a preocupação em olhar para o ser humano, e não somente como CPF, mas sim em pessoas que têm histórias de vida, de luta, que já contribuiu muito com o nosso Estado e ainda tem muito a contribuir. É por isso que nós fazemos o acolhimento humanizado, individualizado, aonde a gente ouve cada um e cada uma de vocês", destacou Anne. 

Secretária de Transposição do Amapá, Anne MarquesOs 125 servidores da União à disposição do Governo do Amapá e foram oficialmente acolhidos e entrevistados individualmente. A iniciativa busca direcionar cada servidor ao local mais adequado para o desenvolvimento de suas funções, de maneira humanizada e eficiente.

A nova servidora da União, Marisol Barros, agradeceu a acolhida do Governo do Amapá. "É um sonho que estamos vivendo, muitos estavam desempregados e hoje vamos compor a força de trabalho do Governo e isso é uma honra para gente", afirmou. 

Servidora da União à disposição do Estado, Marisol Barros

Representando os transpostos da Emdesur, Carlos Carmezim lembrou que a Emdesur era a única categoria que ainda não tinha sido contemplada pela Emenda 98.

“Tivemos momentos de desânimo, momentos difíceis, de críticas, mas nunca nos dobramos. Nunca recuamos, sempre acreditamos nesse momento. E eu gostaria de agradecer ao senador Randolfe, ao governador Clécio, que nunca nos abandonaram", reconheceu o novo servidor da União.

Presidente da Comissão Especial dos Ex-Territórios Federais, João Cândido

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!