Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ECONOMIA AQUECIDA

53ª Expofeira do Amapá: startups promovem degustação de doces, bebidas e molhos produzidos com frutas e plantas da região amazônica

Na maior feira de negócios do estado, público tem a oportunidade de conhecer novas variações de produtos amazônicos.

Por Kelison Neves
07/09/2024 14h00

Startups amapaenses promovem degustação de produtos inovadores na 53ª ExpofeiraNa 53ª Expofeira do Amapá, promovida pelo Governo do Estado, as startups expositoras do Pavilhão Aquário da Inovação estão aproveitando até domingo, 8, para apresentar ao público, produtos alimentícios inovadores como recheios, bebidas e molhos produzidos a partir de frutas e plantas da região amazônica.

Com uma produção de recheios doces baseada na reutilização de cascas e sementes de frutas como laranja, jambo, pupunha e outras, a Amazônia Viva em Sabores é uma das startups que tem cativado os visitantes por conta da qualidade dos produtos.

Valéria Maciel Pereira, CEO da startup Amazônia Viva em Sabores

“A partir destes materiais um pouco incomuns, a gente faz recheios para bolos, sorvetes, trufas e o que mais for possível. Quando as pessoas chegam aqui no nosso stand, elas ficam um pouco receosas, mas após explicarmos como produzimos tudo, eles degustam os nossos produtos e saem totalmente satisfeitas”, destacou Valéria Maciel Pereira, CEO da startup.

Amante de doces, a pequena Ana Clara Marques Miranda, de 11 anos, fez questão de degustar uma das amostras da Amazônia Viva em Sabores.

Ana Clara Marques Miranda, de 11 anos

“É um sabor diferente do que eu estou acostumada a comer, mas é muito bom e, com certeza, eu compraria em qualquer lugar que eu encontrasse”, disse a adolescente.

Para a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), o crescimento de empresas inovadoras no ramo alimentício é um passo importante para promover o desenvolvimento do estado.

“O Amapá importa, praticamente, 95% do que consome e uma boa parte dessa importação é de alimentos, por isso, quando empreendimentos desse ramo surgem no estado, a gente avalia como algo positivo, pois é o início de um processo de substituição de importação pelo consumo de produtos produzidos aqui mesmo”, disse Edivan Andrade, gestor da Setec.

Ela voltou e cresceu!

Com uma estrutura maior e a presença de mais empreendedores, a 53ª Expofeira do Amapá se consolida como a maior feira de negócios da Amazônia. Para os 11 dias de evento, foram montados palcos, pavilhões, arenas, praças de alimentação, parque de diversão e espaços agrícolas e rurais.

Com foco no desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental, a área total passou de 181,5 mil metros quadrados para 231 mil. A participação de empreendedores individuais e microempreendedores foi ampliada de 521 para 700. Além disso, 532 empresas vão disponibilizar produtos e serviços ao público.

A 53ª Expofeira conta com a parceria do Ministério do Turismo, dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Serviço Social do Comércio (Sesc), CEA Equatorial, distribuidora Caribeña e da Associação dos Municípios do Amapá.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!