Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Sesa tem 14 projetos voltados à saúde na fronteira

Projetos serão financiados pelo Programa de Cooperação Interreg para Amazônia (PCIA) e envolvem promoção à saúde e combate a vetores.

Por Redação
14/11/2016 12h34

Equipe do Governo do Amapá que participou do lançamento do programa, no mês passado

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) já iniciou o processo que busca a aprovação de projetos relacionados à promoção à saúde dos habitantes da fronteira Brasil/Guiana, no Oiapoque, a ser apresentado para o Conselho do Programa de Cooperação Interreg para Amazônia (PCIA), do qual o Amapá faz parte.

O programa, lançado no mês passado, visa o financiamento de projetos que têm objetivo de beneficiar os principais atores no desenvolvimento da Guiana, Amapá e Suriname, bem como do Pará, Amazonas e Guiana inglesa.

O Amapá tem voto na seleção de projetos, assim como também pode apresentar algum. A equipe da Sesa já dispõe de 14 propostas, envolvendo o combate de doenças vetoriais, cooperação técnica, promoção à saúde, restruturação do hospital de fronteira de Oiapoque, todos com a intenção de promover a saúde da população que vive na região.

Para a aprovação dos projetos, o município tem que encontrar parceiros no outro lado da fronteira que tenham a intenção de executar a mesma proposta, só assim ele terá validação. Com vários representantes, o Estado causou uma boa impressão aos coordenadores do encontro, não apenas pela quantidade de interessados, mas também, pelas intenções de projetos apresentados.

“Aproveitamos o momento para visitar a Agência Regional de Saúde da Guiana, que é como se fosse a secretaria de saúde daqui, e levamos esses pré-projetos para os técnicos de lá, para começarmos a construir essa cooperação que já vem sendo desenvolvida desde o ao passado”, explicou Silvia Maués, da Unidade Epidemiológica da Coordenadoria de Vigilância e Saúde (CVS).

Os projetos podem ser apresentados até 2020. Participaram do encontro, além de representantes da Secretaria de Saúde, o vice-governador do Estado, Papaléo Paes, representantes da Agência Amapá de Desenvolvimento Econômico do Amapá, da Fecomércio-AP, Secretaria das Cidades, empresários, investidores e enviados de outros países vizinhos.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!