Projeto enfatiza noções de primeiros socorros e perigos do trote para pais e filhos no encerramento da 53ª Expofeira do Amapá
Público pôde conhecer o projeto Samuzinho de educação em saúde e praticar ações que salvam vidas, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.
Crianças ficaram atentas com as instruções repassadas para salvar vidasDurante a programação de encerramento da 53ª Expofeira do Amapá, realizada pelo Governo do Estado no domingo, 8, visitantes receberam noções básicas de primeiros socorros pelo projeto Samuzinho, voltado para crianças e jovens, com objetivo de conscientizar esse público a não realizar trotes para o Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e ensinar como agir em situações de emergência.
Fabrício Costa, de 10 anos, sonha em ser neuropediatra No Parque de Exposições da Fazendinha, a programação coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) atraiu a atenção do pequeno Fabrício Costa, de 10 anos, que ganhou até certificado pela boa execução das técnicas que foram repassadas. Segundo ele, ter participado da atividade aumentou a vontade de ser médico.
“Eu quero ser neuropediatra, gostei muito de participar, aprendi a fazer reanimação que em uma situação de emergência pode salvar uma vida” contou Fabrício.
Nathan Castelo, de 10 anos, também aprendeu com um boneco de simulação realística a fazer uma manobra de reanimação para casos de engasgo. Ele garante que agora sabe o que fazer em situações como essa.
Edgar e o filho Nathan aproveitaram a programação do projeto Samuzinho“Aprendi a ajudar quando um bebê estiver engasgado e que não pode passar trote para o Samu”, pontuou o menino. O pai, Edgar Castelo, aprovou a atividade e disse que é importante que as crianças também aprendam como agir em uma situação de emergência.
“É muito importante, porque desde pequenos eles começam a desenvolver essas habilidades que, em algum momento da vida, podem ser necessárias. Então além da diversão que a gente tem aqui, aprendemos de uma forma bem lúdica com bonecos, que servem como uma forma didática para que eles aprendam bem”, destacou Castelo.
Crianças tiveram instruções básicas de primeiros socorros e reanimação
A secretária adjunta de assistência em saúde, Cássia Klein, afirmou que os onze dias de programação foram importantes para aproximar a população dos serviços e programas realizados pela saúde estadual.
“A população amapaense teve a oportunidade de conhecer nossos serviços da saúde e a partir disso podemos aproximar ainda mais dos nossos usuários, afinal de contas a saúde é uma prioridade do nosso governador Clécio Luís”, explicou a secretária.
Cássia Klein, secretária adjunta de assistência em saúde
Ela voltou e cresceu!
Com uma estrutura maior e a presença de mais empreendedores, a 53ª Expofeira do Amapá se consolida como a maior feira de negócios da Amazônia. Para os 11 dias de evento, foram montados palcos, pavilhões, arenas, praças de alimentação, parque de diversão e espaços agrícolas e rurais.
Com foco no desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental, a área total passou de 181,5 mil metros quadrados para 231 mil. A participação de empreendedores individuais e microempreendedores foi ampliada de 521 para 700. Além disso, 532 empresas vão disponibilizar produtos e serviços ao público.
A 53ª Expofeira conta com a parceria do Ministério do Turismo, dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Serviço Social do Comércio (Sesc), CEA Equatorial, distribuidora Caribeña e da Associação dos Municípios do Amapá.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!