Com apoio do Governo do Estado, Samu comemora 18 anos de criação no Amapá com programação para fortalecimento do serviço
Palestras, homenagens, instruções práticas e simulação serão realizadas para profissionais e população em geral.
Dentre as atribuições o Samu da suporte de atendimento em grandes eventosO Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) vai completar 18 anos de criação no Amapá na próxima quarta-feira, 11, e para celebrar a data uma vasta programação será realizada com apoio do Governo do Estado. Durante todo o dia, ocorrerão ciclos de palestras voltadas para o fortalecimento do serviço, além de homenagens e troca de experiência entre os profissionais.
As atividades terão início às 8h, no Estádio Estadual Milton de Souza Corrêa - Zerão, onde acontecerá a abertura oficial da programação. Para esse momento haverá uma capacitação sobre o "método start" que é uma técnica de triagem, categorização e atendimento de múltiplas vítimas utilizado no atendimento pré-hospitalar, além de sessão de fotos e coffee break.
Donato Farias, diretor do Samu "Convidamos toda a sociedade para participar desse momento histórico junto com os profissionais que estão há 18 anos fazendo a diferença e salvando vidas no nosso estado, mostrando que a saúde é de qualidade e que o nosso serviço faz total diferença", destacou o diretor do Samu, Donato Farias.
CPR DAY
Paralelo às atividades comemorativas e integrando a programação de aniversário, no mesmo dia também acontecerá o Dia da Reanimação Cardiopulmonar, o CPR Day. Conhecido mundialmente, o evento procura instruir a população a realizar massagem cardíaca para reanimação cardiopulmonar. O CPR Day vai acontecer a partir das 16h no entorno da Fortaleza de São José de Macapá, e será aberto a toda a população que queira aprender a técnica de primeiros socorros.
Samu completa 18 anos no Amapá com programação que reforça o serviço no estado
SAMU
O Samu faz parte da Política Nacional de Atenção às Urgências, de 2003, e foi decretado a nível nacional em 29 de setembro do mesmo ano. Posteriormente, ele foi oficializado pelo Ministério da Saúde em 27 de abril de 2004, “visando a implementação de ações com maior grau de eficácia e efetividade na prestação de serviço de atendimento à saúde de caráter emergencial e urgente”.
A partir de então, o serviço passou a atingir mais municípios do país de maneira padronizada e democratizada, seguindo os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Sua manutenção é uma parceria entre o Governo Federal, estados e municípios.
No Amapá, o Samu foi inaugurado em 11 de setembro de 2006, para lidar diariamente com acidentes, traumas com vítimas, ocorrências pediátricas, clínicas, obstétricas, entre outras. Por dia, são 120 ocorrências atendidas, em média.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!