No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, especialista do Governo do Amapá destaca a importância da escuta e do debate do tema
O chefe de atenção psicossocial, José Pena, reforça que pedir ajuda é um passo importante para receber o tratamento adequado em tempo oportuno.
Campanha estimula iniciativas voltadas ao cuidado com a saúde mental e às formas para identificar o problemaNesta terça-feira, 10, é celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a conscientização é intensificada ao longo de todo o mês na campanha nacional “Setembro Amarelo”, que esse ano tem como lema “Se precisar, peça ajuda!”. No Amapá, o Governo do Estado mantém oito Centros de Apoio Psicossocial, distribuídos em cinco municípios, que podem ser acessados pela população que necessita de apoio psicológico.
O chefe do Centro de Atenção Psicossocial, José Luís da Cunha Pena, enfatiza a importância da campanha e a insistência no assunto ao longo de todo o ano. O profissional também afirma que é preciso ampliar a visão de saúde abrangendo também o aspecto mental e prestando uma escuta responsável a quem precisa.
Confira as unidades do Caps disponíveis no Amapá
Chefe do Centro de Atenção Psicossocial, José Pena“Nos colocamos à disposição para discutir o tema suicídio, orientar e encaminhar à Rede de Atenção Psicossocial. É um tema delicado e doloroso que afeta milhões de pessoas no mundo todo, vale e é importante lembrar que buscar ajuda não é um sinal de fraqueza, mas sim um passo corajoso. Conversar com amigos, familiares ou procurar apoio profissional pode fazer toda a diferença. A dor pode parecer insuportável, mas existem caminhos para superá-la e pessoas dispostas a escutar e ajudar. Nunca subestime o impacto que você tem no mundo e o valor da sua vida. Você não está sozinho, existe ajuda possível”, destaca Pena.
Prevenção
A prevenção tem três níveis diferentes, e deve começar antes mesmo do pensamento suicida. A recomendação inicial é cuidar da saúde física com exercícios e boa alimentação, e da saúde mental, valorizando sua vida, entendendo seus sentimentos e tendo uma rede de apoio.
De acordo com a gerente de atenção da rede psicossocial da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Marlúcia Milhomem, a porta de entrada para o atendimento da crise de ideação suicida e tentativa de suicídio é o Hospital de Emergência de Macapá, que possui com protocolo que acompanha o paciente por até 72 horas, da avaliação pela equipe multidisciplinar até o encaminhamento pós-crise para a rede de atenção psicossocial.
Gerente de atenção da rede psicossocial da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Marlúcia Milhomem“O HE presta atendimento emergencial 24 horas, para casos de crise e surtos. Após estabilizado o usuário é direcionado para nossa rede que envolve os Centros de Apoio Psicossocial (Caps), sendo eles o Capsi, que atende crianças e adolescentes, o Caps AD que trata dependência química, Caps Gentileza que trata de transtornos, além das Unidades Básicas de Saúde do município”, explica Marlúcia.
Setembro Amarelo
O Setembro Amarelo é uma campanha nacional voltada para a conscientização sobre a prevenção ao suicídio, promovida pela ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), em parceria com o CFM (Conselho Federal de Medicina).
A mobilização visa reduzir o estigma associado às doenças mentais e promover a conscientização de que a depressão é uma doença tratável, desde que identificada e acompanhada adequadamente.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!