Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LITERATURA

Governo do Amapá recebe inscrições de 49 escolas para o 2º Concurso de Gêneros Textuais

Número é três vezes maior que a quantidade recebida em 2023, e reúne instituições de sete municípios do estado.

Por Leo Nilo
10/09/2024 23h19

Os estudantes irão produzir textos de gêneros diversosO Governo do Amapá recebeu a inscrição de 49 escolas para o 2º Concurso de Gêneros Textuais da rede estadual de educação. O número é três vezes maior que a quantidade recebida em 2023, e reúne instituições de sete municípios do estado. Ao final, os trabalhos serão publicados em um livro, que será lançado em 2025.

Foram inscritas escolas de Macapá, Santana, Oiapoque, Laranjal do Jari, Itaubal, Cutias e Tartarugalzinho. Cada unidade escolheu os gêneros textuais que vai produzir dentre fábulas, crônicas, poemas, artigos de opinião e outros estilos.

Os trabalhos serão escritos por estudantes e devem tratar sobre o tema "Amapá: justiça climática, convivência comunitária e proteção à floresta”. O assunto busca promover o debate em torno do lugar que o Amapá ocupa na Amazônia e a participação do estado na 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que será em novembro de 2025, em Belém (PA).

“O Concurso de Gêneros Textuais é uma estratégia para fomentar a produção de textos nas escolas estaduais, incentivando assim a leitura e escrita criativa dos alunos. A primeira edição do programa foi um sucesso, com direito a noite de autógrafos, então estamos empolgados para a versão de 2024”, comenta a coordenadora do concurso, Gizelle Laís.

A primeira edição do concurso resultou em um livro, publicado em agostoAgora, as escolas são responsáveis por mobilizar os seus alunos a produzirem os textos que foram selecionados. Depois de escritos, deverão ser enviados à Secretaria de Estado da Educação (Seed) para avaliação.

Livro Amapá 80 anos

A primeira edição do concurso aconteceu em 2023, e recebeu textos de cinco municípios do estado. As instituições de ensino submeteram cerca de 13 produções, entre documentários, poemas, relatos pessoais e artigos de opinião. O projeto rendeu o livro "Gêneros Textuais: Amapá 80 anos de histórias e estórias", publicado em agosto deste ano.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!