Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SETEMBRO AMARELO

Governo do Amapá promove debate sobre saúde mental com servidores do Hospital da Criança e do Adolescente

Profissionais participaram de dinâmica que reforçou a importância do acolhimento.

Por Jamile Moreira
11/09/2024 14h50

Atividade teve momento de acolhimento entre servidores Para fortalecer a saúde mental dos servidores, o Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) promoveu uma roda de conversa para abordar estratégias de prevenção ao suicídio. A programação faz parte da campanha "Setembro Amarelo" de valorização da vida, que está sendo desenvolvida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

A atividade foi um momento para interação com relatos emocionantes como o da enfermeira Ana Olímpia. Durante a programação, ela compartilhou sobre a ajuda que recebeu dos colegas de trabalho para superar momentos difíceis que viveu esse ano. 

“Passei por duas situações muito difíceis, a perda da minha mãe e problemas aqui no hospital mesmo, e com o apoio dos colegas, que me ajudaram no momento difícil, eu pude me sentir acolhida. Penso que é muito importante saber tratar dos pacientes, mas também voltar esse olhar carinhoso para nós que somos profissionais de saúde. É muito importante ter no nosso ambiente de trabalho pessoas que conversem com você”, disse a servidora. 

Enfermeira Ana Olímpia compartilhou o apoio que recebeu dos colegasA psicóloga do HCA, Nathaska Morais, que conduziu a atividade, contou que promover esses momentos dá a oportunidade dos profissionais externalizarem o que sentem e o que precisam.

"Hoje nós estamos aqui reunidos com nossos colaboradores e servidores por entendermos que o profissional de saúde está mais suscetível a ter mais problemas relacionados à saúde mental, e trazer ações que possam trabalhar essas questões, que possam orientá-los a onde buscar ajuda, com quem buscar ajuda", explicou Nathaska. 

Nathaska Morais, psicóloga do Hospital da Criança e do Adolescente

A técnica de enfermagem, Marlene Maia, afirmou que a roda de conversa aliviou a rotina pesada do trabalho hospitalar e ajudou a aproximar os colegas de outros setores. 

"Nós que trabalhamos em um ritmo acelerado precisamos de um dia como esse para sentar com psicólogo, fazer uma terapia para continuarmos na missão do dia a dia que é a nossa vida, e estou muito feliz de  ter participado e ter dado também minha contribuição e gostei muito de estar aqui nesse momento de integração e acolhimento", falou Marlene.

Técnica de enfermagem, Marlene Maia fez um relato aos colegas sobre a importância do autocuidado

Assistência ao servidor 

O Hospital da Criança e do Adolescente e o Pronto Atendimento Infantil (PAI) desenvolvem o projeto "Bem Me Quero", voltado para a saúde mental do trabalhador, oferecendo tratamento psicológico e emocional para os colaboradores do hospital. 

Todo servidor das unidades pode solicitar atendimento por mensagem ou ligação para o número 99130-9148 ou buscar presencialmente no bloco D do HCA, de segunda a sexta, das 13h até 18h.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!