Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE COMO PRIORIDADE

Governo do Amapá implanta estruturas do primeiro pavimento na obra da 2ª etapa do Hospital Regional de Porto Grande

Projeto da nova unidade prevê a implantação de 153 leitos para atender moradores de cinco municípios do estado.

Por Cristiane Nascimento
24/09/2024 10h55

Obras da segunda etapa do Hospital Regional se concentram nas fundaçõesAs obras da segunda etapa do Hospital Regional de Porto Grande avançam na execução das fundações, com implantação de estacas, cortinas de concreto e estrutura da laje do primeiro pavimento. O projeto prevê a implantação de 153 novos leitos que irão beneficiar mais de 60 mil pessoas de cinco municípios com a oferta de diferentes serviços de saúde.

A nova unidade, que terá três andares modernos, vai ofertar atendimentos de internação, urgência, pediátrico, maternidade, exames de imagem e cirurgias de pequeno e médio porte. O local terá ainda salas cirúrgicas, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e estruturas para atendimento ambulatorial, além de um heliponto, para agilizar o transporte de pacientes.

Trabalhos englobam a implantação de estacas, cortinas de concreto e estrutura da laje do primeiro pavimentoAtualmente com 34 leitos, a primeira etapa entregue pelo governador Clécio Luís em agosto atende toda a região perimetral do estado, englobando Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio, Ferreira Gomes e Tartarugalzinho. A gestão da unidade hospitalar é compartilhada entre o Governo do Estado e a prefeitura de Porto Grande, com a manutenção da prestação de serviços de saúde. O hospital é o primeiro da Região Norte a contar com o moderno carro de anestesia A9, que trabalha com inteligência artificial. Em todo o país, só existem 39 unidades.

“Nós fizemos a entrega da primeira etapa e agora estamos empenhados trabalhando em ritmo acelerado para cumprir o cronograma de ações, para que a gente possa entregar a obra no prazo e proporcionar mais qualidade na saúde pública da região”, enfatizou o secretário de Estado da Infraestrutura, David Covre.

Quando finalizada, ampliação do Hospital Regional de Porto Grande deve beneficiar mais de 60 mil pessoasOs serviços da segunda etapa são coordenados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), com recursos adquiridos por meio de financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e com articulação do senador Davi Alcolumbre. O canteiro de obras dá oportunidade de trabalho para mais de 50 pessoas, entre homens e mulheres, podendo chegar a 200 operários à medida que o projeto for avançando.

“Com a estrutura aqui do Hospital, a gente vai conseguir aquilo que a gente propõe, que é melhorar a qualidade de vida da população. Fiquei muito feliz com a celeridade que vem sendo dada nessa segunda etapa. Com essa nova estrutura, eu até desafio, com base nos lugares por onde andei, a partir desses equipamentos com tecnologia de ponta, um atendimento humanizado como o que vamos poder oferecer aqui.”, destacou o prefeito de Porto Grande, José Maria Bessa.

A primeira etapa do hospital, que está com o prédio totalmente pronto, segue para o processo de licitação para aquisição e operacionalização de equipamentos e serviços, que vão desde insumos até aparelhos médicos. O hospital será referência em atendimento hospitalar nas especialidades médicas de ortopedia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e cirurgia geral, com gestão pela Fundação de Saúde do Governo do Amapá (Fundesa).

Os trabalhos coordenados pela Secretaria de Estado da Infraestrura (Seinf) seguem em ritmo acelerado

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!