Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Governo do Amapá realiza ação de educação e promoção da saúde com moradores da Zona Norte de Macapá

Comunidade Nova Aliança, no bairro Infraero I, foi atendida com vacinação, orientações sobre prevenção das arboviroses e tratamento da água para consumo.

Por Mônica Silva
13/09/2024 14h37

Equipes da SVS durante ação na comunidade Nova AliançaO Governo do Amapá continua levando ações de educação e promoção da saúde para a população. Desta vez, foi a vez dos moradores da comunidade Nova Aliança no bairro Infraero I, na Zona Norte de Macapá receberem assistência, com vacinação e orientações.

A comunidade recebeu imunizantes contra sarampo, difteria e tétano, hepatite B, meningocócica ACWY, HPV e influenza. Também foi ofertado o teste para a Covid-19 e distribuição de preservativos com orientações sobre prevenção as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

''Fomos procurados pela comunidade que estava carente de atendimento em diversas áreas da saúde. Por isso, montamos um cronograma de ação e levamos nossos principais serviços para os moradores”, comentou o gestor da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Cássio Peterka.

Equipes verificando in loco criadouros do mosquito da dengue

A Artemísia Consolação Pereira, de 46 anos, passava pelo local da ação e percebeu que poderia ser assistida com vários serviços.

“Passei por todos os atendimentos e até assisti a palestra sobre doenças sensualmente transmissíveis. Estou levando para casa vários autotestes de HIV. Vou ser multiplicadora do que aprendi aqui", garantiu a dona de casa.

Artemísia Pereira recebeu orientação e ainda levou testes de HIV para compartilhar com os moradores

Já a aposentada Maria do Socorro Costa, de 67 anos, aproveitou a ação para atualizar a caderneta de vacinação e ficar com a proteção em dia.

"Aproveitei e tomei logo minha dose contra a influenza e Covid. Eu só tenho a agradecer o Governo do Estado por esse trabalho que nos oferece acesso a tantos serviços, principalmente para pessoas mais idosas como eu, que tem dificuldades para se locomover", ressaltou Maria.

Aposentada Maria do Socorro Costa, de 67 anos, garantiu atualização da caderneta de vacinaçãoEquipes da Superintendência em Vigilância em Saúde também realizaram palestras e orientações sobre prevenção, combate, diagnóstico e tratamento da malária, dengue, zica, Chikungunya, entre outras arboviroses.

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) colheu amostras da água dos poços amazonas de todo o bairro para analisar se o produto pode ser usado para consumo humano. Na ocasião, os moradores receberam hipoclorito para o tratamento do líquido.

“Eu precisava do hipoclorito para tratar a água do meu poço artesiano, mas eu quase não tenho tempo de sair, hoje o pessoal da SVS trouxe para mim aqui em casa, só tenho a agradecer essa atenção com a gente", falou a dona de casa, Mara Rodrigues do Amaral, de 50 anos.

Maria do Socorro Costa aprendeu a usar hipoclorito no tratamento da água que consome e ainda recebeu o produtoO morador Reginaldo de Souza, de 51 anos, também garantiu tratamento para a água que consome com a família. 

"Eu até limpo meu poço, mas a água não fica totalmente limpa, esse produto vai possibilitar que meu consumo seja mais seguro", falou Souza.

Reginaldo de Souza recebeu hipoclorito e pediu orientações sobre como usar o produtoSegundo a Associação de Moradores da Comunidade Nova Aliança, a população estava precisando dos atendimentos a muito tempo.

"Sabemos que esse tipo de ação também deveria ser disponibilizado pelo Município, mas como não veio, buscamos a SVS e hoje estamos sendo beneficiados", enfatizou José Arenilton Tolosa, presidente da associação.

José Arenilton Tolosa, presidente da Associação da Comunidade Nova Aliança

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!