Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
APOSIÇÃO DE LUVAS

'Quero seguir os passos do meu pai’, diz aluno em rito de passagem das escolas de gestão compartilhada do Governo do Amapá

Albert Ronald, de 12 anos, estuda na Escola Estadual Afonso Arinos, em Santana, e orgulhou sua família durante a cerimônia que consagra o sentimento de pertencimento na educação.

Por Redação
15/09/2024 11h33

Por Amanda Ísis


Albert Ronald, de 12 anos, com a mãe e irmã, durante a cerimônia de aposição de luvas

Muita emoção marcou a cerimônia de “aposição de luvas” mais de 600 alunos de quatro escolas de gestão compartilhada do Governo do Amapá, no sambódromo, em Macapá. O evento, realizado no sábado, 14, é um marco de reconhecimento na jornada dos alunos que ingressam no sistema educacional de modelo militar, como Albert Ronald, de 12 anos, aluno da Escola Estadual Afonso Arinos, de Santana.

“Estou muito feliz! É a realização de um sonho. Quero seguir os passos do meu pai e me tornar policial militar”, contou Albert ao lembrar da carreira de seu pai, que faleceu há quatro anos.

Cerimônia marca o momento de reconhecimento dos alunos com a disciplina, respeito e valores da gestão compartilhadaA trajetória do garoto é motivo de orgulho para sua mãe, Lauriane de Souza, que explica que o desejo de seguir a carreira militar foi uma escolha do próprio filho.

"É uma honra ter meu filho colocando luvas. Acho que qualquer mãe ficaria orgulhosa. Infelizmente o pai dele não está mais aqui, mas sei que ele estaria muito feliz", declarou Lauriane.

A cerimônia simboliza o compromisso dos alunos com a disciplina, o respeito e os valores que norteiam o ensino nas escolas de gestão compartilhada. Para muitos jovens, como Albert, essa é a primeira etapa rumo a uma carreira militar, acompanhada de muito esforço e dedicação.

Mais de 600 alunos de quatro escolas se apresentaram, em pelotões, no sambódromo de MacapáCom apresentação dos alunos em pelotões, semelhante a uma formatura militar, cada um deles foi consagrado com a aposição de luvas por um familiar. O momento consiste em colocar as chamadas “luvas” na veste dos estudantes, neste caso se refere ao tecido que fica no ombro do aluno. 

O rito marca a efetivação do uso do uniforme e o sentimento de pertencimento do estudante à escola. O evento foi marcado por sentimentos de realização e emoção, com as famílias celebrando o sucesso de seus filhos, que trilham caminhos de responsabilidade e cidadania.

Semana da Pátria

A programação de desfiles segue na próxima sexta-feira, 20, com apresentação das escolas localizadas no perímetro rural de Macapá. Logo pela manhã, às 8h terá desfile no distrito do Abacate da Pedreira, e às 17h será a vez da comunidade de São Joaquim do Pacuí. Serão cerca de 25 escolas envolvidas na ação, além das bandas marciais e fanfarras.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!