‘Tratamento digno e de qualidade que irá salvar vidas’, destaca governador Clécio Luís ao receber equipamentos do 1º Centro de Radioterapia do Amapá
Com tecnologia moderna, aparelhos garantem tratamento completo e eficaz, evitando deslocamento dos pacientes e posicionando o estado como polo de referência em oncologia.
Momento emocionante e simbólico, representa um marco na saúde pública do Amapá
Ao receber os equipamentos que irão integrar o primeiro Centro de Radioterapia do Amapá nesta segunda-feira, 16, o governador Clécio Luís destacou o momento como um marco para a saúde pública e assistência oncológica no estado. Os aparelhos de última geração, um acelerador linear e um de braquiterapia, irão permitir o ciclo completo de tratamento contra o câncer na rede pública de saúde, salvando vidas e evitando o deslocamento dos pacientes para outros estados.
“O sonho se tornou realidade. Vamos garantir que ninguém precise sair do Amapá em busca de tratamento, com mais acolhimento e dignidade para os pacientes, perto de suas famílias, o que faz toda a diferença no processo. Além de atender a nossa população, seremos capazes de receber pessoas de outros estados, nos consolidando como um polo de tratamento oncológico de qualidade”, evidenciou Clécio Luís.
Governador Clécio Luís acompanhou a retirada dos equipamentos no Centro de Radioterapia, na Zona Norte de Macapá
A ação integra o Plano de Governo da atual gestão que pontua a saúde como prioridade imediata, absoluta e inegociável. O conjunto de equipamentos conta com mais de R$ 16 milhões em investimentos do Programa de Expansão da Radioterapia do Ministério da Saúde, articulados pelo senador Davi Alcolumbre, e integrará o novo Centro de Tratamento público, que está com 92% das obras concluídas, com previsão de entrega para 2025.
Com tecnologia moderna e origem norte-americana, os aparelhos geram feixes de radiação de alta energia direcionados com precisão ao tumor, minimizando o impacto nos tecidos saudáveis, reduzindo os efeitos colaterais. Com isso, o Amapá poderá fazer tratamento de Radioterapia com Intensidade Modulada, Radioterapia Guiada por Imagem e Radiocirurgia, tornando-se uma referência do ramo na Região Norte do país.
Equipamentos, que vieram em caixas lacradas, foram desembarcados das carretas
A iniciativa representa a primeira fase de uma “escada” de objetivos a serem seguidos, para garantir a segurança e a efetividade no tratamento dos pacientes, de acordo com radioncologista Cláudio Reis, consultor vinculado a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para acompanhar as instalações dos equipamentos no Centro de Radioterapia, que está em fase final de obras.
Radioncologista e consultor, Cláudio Reis
“Após a conclusão da instalação, entraremos na fase de comissionamento e aceite efetivo pelo Governo do Estado e análise da Comissão Nacional de Energia Nuclear e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para garantir que o equipamento esteja funcionando corretamente e que seja capaz de oferecer um tratamento clínico adequado para os pacientes”, explicou Reis.
Centro de Radioterapia
O Centro de Radioterapia do Amapá, que está com as obras em pleno andamento, será vinculado ao Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), que mantém a Unidade de Tratamento de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) com atendimentos clínicos, cirurgia e quimioterapia.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o local terá capacidade para atender 50 pacientes por mês, totalizando 600 pacientes por ano, com possibilidade de expansão conforme a demanda. O prédio está localizado no bairro Infraero 2, na Zona Norte de Macapá.
Carretas chegaram ao Amapá em 13 de setembro
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!