Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE É PRIORIDADE IMEDIATA E ABSOLUTA

‘Tratamento digno e de qualidade que irá salvar vidas’, destaca governador Clécio Luís ao receber equipamentos do 1º Centro de Radioterapia do Amapá

Com tecnologia moderna, aparelhos garantem tratamento completo e eficaz, evitando deslocamento dos pacientes e posicionando o estado como polo de referência em oncologia.

Por Winicius Tavares
16/09/2024 13h20

Momento emocionante e simbólico, representa um marco na saúde pública do Amapá Momento emocionante e simbólico, representa um marco na saúde pública do Amapá

Ao receber os equipamentos que irão integrar o primeiro Centro de Radioterapia do Amapá nesta segunda-feira, 16, o governador Clécio Luís destacou o momento como um marco para a saúde pública e assistência oncológica no estado. Os aparelhos de última geração, um acelerador linear e um de braquiterapia, irão permitir o ciclo completo de tratamento contra o câncer na rede pública de saúde, salvando vidas e evitando o deslocamento dos pacientes para outros estados.

“O sonho se tornou realidade. Vamos garantir que ninguém precise sair do Amapá em busca de tratamento, com mais acolhimento e dignidade para os pacientes, perto de suas famílias, o que faz toda a diferença no processo. Além de atender a nossa população, seremos capazes de receber pessoas de outros estados, nos consolidando como um polo de tratamento oncológico de qualidade”, evidenciou Clécio Luís.

Governador Clécio Luís acompanhou a retirada dos equipamentos no Centro de Radioterapia, na Zona Norte de Macapá Governador Clécio Luís acompanhou a retirada dos equipamentos no Centro de Radioterapia, na Zona Norte de Macapá

A ação integra o Plano de Governo da atual gestão que pontua a saúde como prioridade imediata, absoluta e inegociável. O conjunto de equipamentos conta com mais de R$ 16 milhões em investimentos do Programa de Expansão da Radioterapia do Ministério da Saúde, articulados pelo senador Davi Alcolumbre, e integrará o novo Centro de Tratamento público, que está com 92% das obras concluídas, com previsão de entrega para 2025.

Com tecnologia moderna e origem norte-americana, os aparelhos geram feixes de radiação de alta energia direcionados com precisão ao tumor, minimizando o impacto nos tecidos saudáveis, reduzindo os efeitos colaterais. Com isso, o Amapá poderá fazer tratamento de Radioterapia com Intensidade Modulada, Radioterapia Guiada por Imagem e Radiocirurgia, tornando-se uma referência do ramo na Região Norte do país.

Equipamentos, que vieram em caixas lacradas, foram desembarcados das carretas Equipamentos, que vieram em caixas lacradas, foram desembarcados das carretas

A iniciativa representa a primeira fase de uma “escada” de objetivos a serem seguidos, para garantir a segurança e a efetividade no tratamento dos pacientes, de acordo com radioncologista Cláudio Reis, consultor vinculado a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para acompanhar as instalações dos equipamentos no Centro de Radioterapia, que está em fase final de obras.

Radioncologista e consultor, Cláudio ReisRadioncologista e consultor, Cláudio Reis

“Após a conclusão da instalação, entraremos na fase de comissionamento e aceite efetivo pelo Governo do Estado e análise da Comissão Nacional de Energia Nuclear e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para garantir que o equipamento esteja funcionando corretamente e que seja capaz de oferecer um tratamento clínico adequado para os pacientes”, explicou Reis.

Centro de Radioterapia

O Centro de Radioterapia do Amapá, que está com as obras em pleno andamento, será vinculado ao Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), que mantém a Unidade de Tratamento de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) com atendimentos clínicos, cirurgia e quimioterapia.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o local terá capacidade para atender 50 pacientes por mês, totalizando 600 pacientes por ano, com possibilidade de expansão conforme a demanda. O prédio está localizado no bairro Infraero 2, na Zona Norte de Macapá.

Carretas chegaram ao Amapá em 13 de setembroCarretas chegaram ao Amapá em 13 de setembro

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!

ÁREA: Saúde