Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

’Traz esperança e luz para todos que esperam a cura', diz paciente sobre chegada de equipamentos de radioterapia ao Amapá

Artesã Léa Learte faz tratamento contra o câncer e desenvolve trabalho assistencial às pessoas acometidas pela doença.

Por Cristiane Nascimento
16/09/2024 18h07

Léa Learte, presidente da Associação de Pacientes Oncológicos Unidas pela Vida e pelo Amor (Apouva), Nesta segunda-feira, 16, o governador Clécio Luís recebeu os equipamentos que vão permitir tratamento oncológico no estado sem a necessidade de deslocamento para outras capitais. A entrega faz parte da fase final de estruturação do primeiro Centro de Radioterapia do Amapá, que vai beneficiar pessoas como a artesã Léa Laerte, que há sete anos recebeu o diagnóstico de câncer de mama. Ela ressaltou o que esse momento representa na vida dela e de tantas pessoas que enfrentam o mesmo problema.

“Nós, que somos pacientes oncológicos, sabemos a dor que é sair de um lugar que nos faz bem para seguir com um tratamento em outro estado. Então, esse grande marco traz esperança, luz e dignidade para todos que lutam para vencer essa doença", afirmou Léa, emocionada.

Equipamentos vão evitar o deslocamento de pacientes para outros estados

Léa é presidente da Associação de Pacientes Oncológicos Unidas pela Vida e pelo Amor (Apouva), um grupo formado por mulheres que buscam acolher pacientes com a doença no Amapá. Ela reforçou que a chegada desse aparato, além de viabilizar o tratamento sem que as pessoas precisem deixar o estado, é uma forma de amenizar o sofrimento e dar condições adequadas para um atendimento amplo e humanizado.

“Tudo se dificulta quando precisamos sair daqui para a conclusão do tratamento e ficar longe da nossa família. A gente sabe que a radioterapia faz parte do protocolo, então, sempre apostamos e acreditamos na prestação do serviço aqui, no Amapá. Estou há 51 dias operada, então não era para estar aqui, mas, por ser um momento muito especial para nós, pacientes oncológicos, fiz questão de estar presente”, ressaltou a presidente da Apouva.

Aparelhos vão compor o primeiro Centro de Radioterapia do Amapá

Os equipamentos, enviados dos Estados Unidos, são um aparelho de braquiterapia, um acelerador linear e um conjunto de aparelhos para o planejamento da radioterapia dos pacientes. Eles possibilitam que a unidade de saúde, com obras em 92% de conclusão e inauguração prevista para 2025, seja referência em tratamento do câncer na Região Norte, resultando na melhoria do acesso ao tratamento oncológico no Amapá.

“Quando foi lançada a pedra fundamental da Radioterapia, nós recebemos muitas críticas e eu nunca duvidei que isso fosse se concretizar. Hoje, vendo esse local e esses equipamentos, fico muito feliz e grata pelo empenho dos Governos Federal e Estadual para tornar essa obra possível”, finalizou Léa.

Equipamentos foram recepcionados pelo governador do Amapá, Clécio Luís

Centro de Radioterapia

O Centro de Radioterapia do Amapá, que está com as obras em pleno andamento, será vinculado ao Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), que mantém a Unidade de Tratamento de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) com atendimentos clínicos, cirurgia e quimioterapia.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o local terá capacidade para atender 50 pacientes por mês, totalizando 600 pacientes por ano, com possibilidade de expansão conforme a demanda. O prédio está localizado no bairro Infraero 2, na Zona Norte de Macapá.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!