‘Um sonho realizado com legado em prol da saúde’, diz neta de homenageada que dá nome ao Hospital de Tartarugalzinho
Clícya Emanuelle Parize, de 13 anos, é neta de Maria Odete Parize, a “dona Odete”, que dedicou a vida trabalhando em prol da saúde da comunidade.
Neta da dona Odete, Clícya Emanuelle Parize, de 13 anos, exaltou o legado da avóO Governo do Amapá segue investindo na infraestrutura hospitalar do estado como prioridade imediata, absoluta e inegociável, promovendo dignidade e atendimento humanizado para a população com a entrega do novo Hospital de Pequeno Porte Maria Odete Vilhena Parize, realizada pelo governador Clécio Luís em Tartarugalzinho.
O momento de fortalecimento da saúde foi comemorado pelos moradores do município, na terça-feira, 17, que também celebraram a homenagem à técnica de enfermagem que dedicou sua vida ao hospital e à saúde de toda a comunidade. A neta da dona Odete, Clícya Emanuelle Parize, de 13 anos, exaltou o legado de generosidade em benefício das pessoas.
Família de dona Odete, que dá nome ao hospital“Minha avó deixou um legado em prol da saúde dos mais necessitados, um exemplo para todos nós. Me sinto feliz de ver o sonho da minha vó, e de todos, realizado. É um hospital entregue com tudo que as pessoas precisam. Em meio as dificuldades ela nunca desistiu, era uma pessoa muito determinada, generosa e que sempre lutou pelo bem das pessoas. Ela dizia que o hospital era a sua segunda casa, então é um dia de comemoração”, declarou a neta emocionada.
A nova unidade hospitalar possui 12 leitos, clínica médica feminina, masculina e pediátrica com banheiros; sala de estabilização, posto de curativo, raio-x, laboratório completo, sala de pré e pós-parto com cama mecânica e berço aquecido, farmácia, quatro salas de repouso, além de demais áreas e salas administrativas. A equipe médica é composta por quatro clínicos-gerais e um ginecologista obstetra.
Hospital de Pequeno Porte "Maria Odete Vilhena Parize"A homenagem à Maria Odete ressalta a importância da técnica de enfermagem para os moradores da região. Ela é lembrada com muito carinho por todos que receberam seus cuidados e por quem a conhecia, como o estudante do 7º ano do Ensino Fundamental, Ricardo Mendes, de 13 anos, que quando bebê foi cuidado pela profissional, que chegou a carregá-lo no colo.
Ricardo Mendes, carinhosamente tinha a homenageada como avó“Desde bebê eu conhecia a dona Maria Odete, ela chegou a cuidar de mim e me carregou no colo, frequentava a casa dela desde pequeno e a considerava como minha avó, assim ela era carinhosamente conhecida por muita gente. Fiquei muito feliz de ver essa homenagem, ela merece, pois tratava a todos muito bem, ia em busca de ajuda e aqui todo mundo gostava muito dela”, afirmou o estudante.
Eternizando o legado de humanização e generosidade com o próximo de Maria Odete, a unidade hospitalar é totalmente climatizada e equipada com aparelhos novos que atenderão pacientes de Tartarugalzinho, Calçoene, Amapá e Pracuúba, assim como áreas ribeirinhas e zonas rurais da Região dos Lagos.
Avanço na Saúde Pública
Além da entrega do Hospital de Pequeno Porte em Tartarugalzinho, o Governo do Estado segue em obras na Unidade Mista de Saúde de Pracuúba e na Unidade de Pronto Atendimento Ampliada no município de Amapá. Em agosto, a inauguração do Hospital Regional de Porto Grande desafogou o fluxo de atendimento em toda Região Central do estado, beneficiando mais de 60 mil pessoas.
Sala pediátrica do novo hospital
"Dona Odete"
Maria Odete Vilhena Parize exerceu por décadas a função de técnica em enfermagem na antiga Unidade Mista de Saúde do município de Tartarugalzinho. Exemplo para todos os colegas de profissão, "Dona Odete" como era carinhosamente chamada, atendia com amor, dedicação e comprometimento os pacientes que chegavam na unidade.
O Projeto de Lei nº 2937, de 2023, proposto pela deputada estadual Liliane Abreu, nomeou o hospital com o nome da profissional de saúde, em forma de homenagem e gratidão pelo trabalho desempenhado na saúde pública do Amapá.
Mãe de 9 filhos, avó de 10 netos, esposa e profissional, ela cativou e conquistou admiração e respeito de todos nos anos em que desenvolveu seu trabalho na então unidade hospitalar. Faleceu em 26 de dezembro de 2022, deixando o exemplo de vida aos profissionais da saúde e pacientes.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!