Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EMPREENDEDORISMO PARA A JUVENTUDE

Jovem Descolado: Governo do Amapá e Sebrae conectam talentos ao mercado de trabalho com o Balcão de Oportunidades

Alunos capacitados, de 17 a 29 anos, tiveram a oportunidade apresentar seus currículos e mostrar suas habilidades para empresas.

Por Redação
19/09/2024 11h40

Por Amanda Ísis


Momento reuniu formandos do programa com 30 empresas parceirasComo conclusão da formação profissional de alunos do programa Jovem Descolado, o Governo do Estado e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP), realizaram o Balcão de Oportunidades, na quarta-feira, 18, em Macapá. O momento reuniu os formandos com empresas parceiras para oportunizar o ingresso no mercado de trabalho.

A iniciativa coordenada pela Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv) é parte do Plano de Governo da gestão para oferecer qualificação profissional aos jovens de 17 a 29 anos, promovendo o empreendedorismo e a conexão direta deles com recrutadores e empresários do estado.

Secretária da Juventude, Priscila Magno"Eles passaram por uma formação que desenvolveu diversas habilidades, e agora tiveram a chance de se apresentar a 30 empresas parceiras do Sebrae Amapá. A empregabilidade é alta, com 39% dos jovens conseguindo emprego nos três primeiros meses após o curso. É a cereja do bolo, o momento em que eles têm para mostrar o que aprenderam durante todo o projeto e que estão aptos para o mercado de trabalho", afirmou a secretária da Juventude, Priscila Magno.

Presente no encontro, o senador Randolfe Rodrigues ressaltou a importância do programa para o desenvolvimento e inclusão da juventude no ambiente profissional, como forma de fortalecer a economia e garantir novas oportunidades.

Programa já beneficiou, desde 2017, mais de 1,5 mil jovens com capacitação profissional

Em sua quarta edição, o Jovem Descolado qualificou neste ano 450 jovens em situação de vulnerabilidade dos municípios de Macapá, Santana e Pedra Branca do Amapari. Desde 2017, mais de 1,5 mil jovens em cinco municípios já foram capacitados com formação empreendedora, acompanhamento psicossocial e desenvolvimento de habilidades emocionais e comportamentais.

Gerente de Educação Empreendedora do Sebrae, Maikon Richardson"No Balcão de Oportunidades entregamos para a sociedade jovens preparados para o mercado de trabalho ou para empreender. Criamos até um painel de negócios, onde os jovens podem aprender a abrir um empreendimento com pouco dinheiro e muito conhecimento, contando com o apoio dos nossos consultores e recrutadores", explicou o Gerente de Educação Empreendedora do Sebrae, Maikon Richardson.

O sucesso do programa Jovem Descolado é tanto que o programa já foi expandido para outras regiões do Brasil. Além de gerar empregabilidade, o projeto tem mudado a realidade dos jovens amapaenses, oferecendo novas perspectivas e contribuindo para o desenvolvimento social do estado.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!