‘Pela 1ª vez temos um espaço completo e equipado’, diz técnica de laboratório do Hospital de Tartarugalzinho entregue pelo Governo do Amapá
Funcionária mais antiga, Joana D’arc Barbosa, de 68 anos, celebrou a nova unidade hospitalar do município, que agora possui ambiente adequado para serviços de coleta e realização de exames.
Joana D’arc Barbosa, de 69 anos, técnica em laboratório do Hospital "Maria Odete Parize", em TartarugalzinhoDo Oiapoque ao Jari, obras de infraestrutura hospitalar transformam a realidade da saúde amapaense, como prioridade absoluta e inegociável do Governo do Estado. O Hospital de Pequeno Porte “Maria Odete Vilhena Parize”, em Tartarugalzinho, entregue pelo governador Clécio Luís na terça-feira, 17, reflete o compromisso com a qualidade de vida da população.
A técnica em laboratório Joana D’arc Barbosa, de 68 anos, funcionária mais antiga da unidade hospitalar, conta que antes o local não possuia ambiente adequado para os serviços de coleta e realização de exames dos pacientes e celebra a mudança vista em menos de cinco dias.
“Pela primeira vez temos um espaço completo e equipado com tudo o que os pacientes precisam como, salas de coleta e de exames. Foram 18 anos de espera pelo laboratório que temos hoje. Me sinto realizada de vivenciar esse momento e, ainda, poder trabalhar neste novo ambiente melhorando a vida das pessoas”, declara a técnica em laboratório.
Laboratório de coleta e realização de exames do Hospital de Pequeno Porte de TartarugalzinhoCom o novo laboratório, os pacientes poderão fazer a coleta, realização de exames e receber os resultados na própria unidade. O espaço marca o avanço na eficiência da prestação dos serviços, com 12 leitos, salas clínica médica feminina, masculina e pediátrica com banheiros; sala de estabilização, posto de curativo, raio-x, sala de pré e pós-parto com cama mecânica e berço aquecido, além de farmácia e salas de repouso.
“Tivemos muitos casos em que o paciente precisava de atendimento e não tínhamos condições de atender e seguiam para Macapá, mas infelizmente nem sempre conseguiam chegar. A felicidade de saber que isso ficou para trás não tem preço”, comemora Joana.
Governador Clécio Luís na sala de raio-x do hospital
Primeiro nascimento
Em menos de 24 horas após a inauguração, o Governo do Amapá registrou o primeiro nascimento no novo hospital, com a chegada de Kevin de Bruyne Figueiredo dos Santos. A mãe, Katicielli da Costa Santos, de 19 anos, também comemorou a qualidade no atendimento humanizado, pois foi bem acolhida pelas profissionais da saúde durante todo o processo do parto. A equipe médica é composta por cinco clínicos-gerais e um ginecologista obstetra.
Avanço na Saúde Pública
Além da entrega do Hospital de Pequeno Porte em Tartarugalzinho, o Governo do Estado segue em obras na Unidade Mista de Saúde de Pracuúba e na Unidade de Pronto Atendimento Ampliada no município de Amapá. Em agosto, a inauguração do Hospital Regional de Porto Grande desafogou o fluxo de atendimento em toda Região Central do estado, beneficiando mais de 60 mil pessoas.
Nova unidade hospitalar conta com 12 leitos
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!