'É uma valorização das comunidades quilombolas', conta aluna no desfile cívico promovido pelo Governo do Amapá no distrito da Pedreira
Eloá Yasmim, de 13 anos, frequenta o 8º ano na Escola Estadual Pedro Alcântara.
Eloá Yasmim, de 13 anos, estudanteMais de 900 estudantes desfilaram no distrito de Santo Antônio da Pedreira na sexta-feira, 20, em uma comemoração promovida pelo Governo do Estado para celebrar o aniversário de criação do Território do Amapá. O evento foi marcado por uma exaltação da cultura e identidade quilombola, com direito a danças e figurinos tradicionais.
Eloá Yasmim, de 13 anos, faz o 8º ano na Escola Estadual Pedro Alcântara e se apresentou na comissão de frente do desfile. A aluna contou como a programação já é tradicional para a comunidade, e representa um momento de celebração das identidades rurais.
"Eu gosto muito do desfile porque me sinto bem representando a minha escola. Durante os ensaios a gente aprende muito sobre a nossa história, e também sobre o tema que a gente vai trazer, que nesse ano é a sustentabilidade. É muito importante ter esse desfile aqui na Pedreira, porque é uma valorização para as comunidades quilombolas", ressaltou a estudante.
Banda marcial da Escola Estadual Nilton Balieiro embalou o desfile
O desfile foi acompanhado pela banda marcial da Escola Estadual Nilton Balieiro, e também apresentou à comunidade conteúdos sobre sustentabilidade e cidadania, com maquetes e cartazes elaborados pelos estudantes.
"Precisamos falar sobre a preservação do nosso país e do nosso estado, não só agora como sempre. O papel da escola é fundamental para isso, porque ela que vai nos ensinar a preservar. Principalmente nós, de comunidades quilombolas, sabemos da importância de preservar o nosso lar, então esse desfile acontecer aqui tem um grande significado", finalizou a aluna.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!