Governo do Amapá celebra sonoridades diversas e biodiversidade no encerramento do 1º Festival Amazônia Eco Música
Evento reuniu artistas amapaenses, estudantes e profissionais da música no Centro de Educação Profissional em Música Walkíria Lima, em Macapá.
Por Márcio Bezerra em colaboração com Cássia Lima
Encerramento do 1º Festival Amazônia Eco Música celebrou a música e a biodiversidade
Em clima de festa e celebração, o Governo do Amapá encerrou no sábado, 21, a programação do 1º Festival Amazônia Eco Música 2024, no Centro de Educação Profissional de Música Walkíria Lima, em Macapá. Alunos, profissionais e artistas prestigiaram o evento ao som de músicas amapaenses e brasileiras.
A programação trouxe nomes como a cantora Fátima Guedes, Trio Manari e Trio Corrente, além de abordar temas como batuque, marabaixo e ecologia, com a música como elo central.
“O Festival foi um grande intercâmbio cultural, sociológico e musical. Recebemos mais de 25 convidados, entre professores, artistas e compositores, que compartilharam seus conhecimentos em oficinas e rodas de conversa, disseminando nossa cultura local e regional", comemorou o diretor do Centro Walkíria Lima, Bruno George.
Diretor do Centro de Educação Profissional Walkiria Lima, Bruno George
O Grupo Senzalas, composto por Amadeu Cavalcante, Val Milhomem e Joãozinho Gomes, encerrou o festival com uma apresentação memorável, trazendo sucessos da música popular amapaense. O cantor Joãozinho Gomes celebrou a programação.
“É uma honra fazer parte deste festival que promove o intercâmbio entre artistas e estudantes, fortalecendo a música do Amapá e principalmente, gerando bons frutos”, afirmou Gomes.
Momento contou com a celebração do público presente
O artista Amadeu Cavalcante elogiou a estrutura da escola e destacou a relevância de projetos como esse para a valorização da cultura local.
"A música e a cultura precisam ecoar, e eventos como este permitem que os talentosos estudantes participem de festividades que trazem grandes nomes e profissionais da música brasileira e regional", ressaltou Cavalcante.
Grupo Senzalas durante o 1º Festival Amazônia Eco Música
O festival, organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), com apoio das secretarias de Estado da Cultura (Secult), Planejamento (Seplan) e do Sebrae Amapá.
Durante os seis dias de evento foram apresentados oficinas, palestras e capacitações gratuitas com mais de 25 profissionais de renome nacional e internacional, fomentando a biodiversidade, cultura, economia criativa e sustentabilidade na música amapaense.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!