‘Captar novas ideias e usar em sala de aula de forma lúdica’, diz professor ao participar do Festival Equinócio 2024
Eraldo Leite, de 39 anos, visitou os estandes interativos de jogos e realidade aumentada no Monumento Marco Zero do Equador.
Por Amanda Ísis
Professor de geografia, Eraldo Leite, aprovou a programação e quer levar o conhecimento para dentro de sala de aulaDurante três dias, a programação do Festival Equinócio 2024, promovido pelo Governo do Amapá, trouxe cultura, entretenimento e novas ideias para quem participou. Uma delas, foi do estande do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP), que levou várias atividades interativas.
FOTOS: confira como foi a última noite do Festival Equinócio 2024, organizado pelo Governo do Estado
O professor de geografia, Eraldo Leite, de 39 anos, visitou o festival no domingo, 22, último dia de programação. Ele gostou do jogo de tabuleiro com perguntas e respostas sobre o Amapá e do simulador virtual com caiaque, que permitiu conhecer os principais pontos turísticos do estado por meio da realidade aumentada. Curioso e sempre em busca de novas ideias para as aulas, ele aproveitou a programação para unir lazer e conhecimento.
"Foi muito interessante o evento, principalmente para mim que sou geógrafo e professor. Poder conhecer melhor o estado e ver que Macapá está se destacando como um dos principais pontos turísticos da região Norte é uma experiência enriquecedora", contou Leite, que também participou do passeio ciclístico da festival, junto com a mulher.
O professor ressaltou a importância de trazer essas experiências para seus alunos da educação básica, muitos dos quais ainda não tiveram a oportunidade de explorar o próprio estado.
"Estava conversando com minha esposa sobre como podemos trabalhar isso em sala de aula, já que muitas crianças ainda não têm a chance de viajar. Mas é bom plantar nelas a vontade de conhecer o lugar onde vivem”, pontuou Leite.
Para o educador, o evento é uma oportunidade de aplicar melhores aprendizados na sala de aula. E a interatividade proporcionada pela realidade aumentada foi um destaque, especialmente pelo potencial de capturar a atenção dos alunos.
"É um jeito de adquirir conhecimento e captar novas ideias para usar na sala de aula de forma lúdica e diferente. A realidade virtual é um atrativo que desperta o interesse das crianças, o que pode facilitar o aprendizado", explicou entusiasmado.
Coordenado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e apoiado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o evento conta com emenda do senador, Randolfe Rodrigues, e do deputado estadual, Rodolfo Vale.
O festival foi projetado para promover o turismo local e mostrar o potencial do Amapá como destino turístico. As atividades, com o uso de tecnologia e inovação, atraíram o público e proporcionaram uma experiência única, tanto para os visitantes quanto para educadores como Eraldo, que saíram inspirados para transformar o conhecimento em novas oportunidades de ensino.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!