Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIREITO DAS MULHERES

Governo do Estado celebra aniversário de 11 anos do Centro de Atendimento à Mulher de Oiapoque com programação especial

Local acolhe vítimas em situação de vulnerabilidade social. Celebração acontece nesta sexta-feira, 27, no Centro Madre Tereza.

Por Redação
24/09/2024 11h37

Por Amanda Ísis

Aniversário do Cram de Oiapoque acontece no dia 27 de setembro

O Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram) de Oiapoque comemora 11 anos oferecendo apoio a vítimas em situação de vulnerabilidade social. Em celebração ao aniversário, o Governo do Estado realiza nesta sexta-feira, 27, um evento no Centro Madre Tereza, localizado na Avenida São Marcos, no bairro Russo.

A programação inclui apresentações do coral “Vozes do Amor”, dança de carimbó e marabaixo, além de um recital de poesia com mulheres indígenas da etnia Karipuna. Haverá também bingo e lanche para as acolhidas e a comunidade participante.

Local é responsável por atendimentos psicológicos, sociais e jurídicos

A coordenadora do Cram Oiapoque, Nátane Oliveira, ressalta os desafios enfrentados na região pela proximidade com a fronteira da Guiana Francesa e de garimpos, além de destacar a importância do Centro, que atendeu 51 mulheres apenas no último mês.

“Essas violências ocorrem com mais facilidade, pois muitas mulheres vêm ao município com promessas de trabalho e acabam se tornando vítimas. A data é muito significativa, pois o Cram é um equipamento do Governo do Estado que realiza um trabalho de extrema importância, recebendo mulheres vítimas de todos os tipos de violência e oferecendo atendimento psicológico, social e jurídico, além de oficinas para promover a autonomia financeira delas”, explica Nátane.

Existem cinco unidades do Cram por todo o Amapá, e a entidade é uma ferramenta essencial da Secretaria de Políticas para Mulheres para proporcionar um atendimento humanizado e auxiliar no rompimento do ciclo da violência.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!