Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA FAMILIAR

Amapá Cacau: Governo do Estado recebe mais 200 mil sementes e atenderá famílias produtoras em Porto Grande

Famílias participantes do programa receberão capacitação sobre o plantio e criação de mudas do fruto.

Por Weverton Façanha
24/09/2024 14h01

Em mutirão os produtores farão a retiradas e o plantio das sementesO Governo do Estado recebeu mais 200 mil sementes de cacau para atender demandas de sete associações, que beneficiará 210 famílias agrícolas do programa Amapá Cacau, em Porto Grande. Em um ano e oito meses de gestão, agricultores já receberam cerca de 500 mil sementes de cacau para implantar a cadeia cacaueira no estado.

Com sementes adquiridas no Pará, serão trabalhados 210 hectares de plantio de cacau, sendo um hectare para cada produtor. Os agricultores também receberão assistência técnica rural sobre o processo de plantio, sob coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que incluem orientações sobre adubação das covas, manejo do sombreamento temporário e a nutrição das mudas; além do repasse de equipamentos de auxiliam no plantio das mudas.

“Com essas novas sementes iremos iniciar o procedimento para produção das mudas. Agora vamos fazer o primeiro plantio em uma estufa, aguardar a germinação e o crescimento da planta para posteriormente, levar para o campo. Sabemos também que existe uma estiagem razoável então ficaremos atentos com o desenvolvimento das plantas”, informou o coordenador do Amapá Cacau e técnico da SDR, Luiz Cabral.

Coordenador do Amapá Cacau, Luís Cabral, durante atividades na comunidade agrícola do MatapiAs sementes são provenientes da cidade paraense de Medicilândia por meio de um termo de cooperação técnica entre Governo do Amapá e Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, que visa desenvolver a cadeia produtiva do cacau no estado.

“Temos um compromisso com a agricultura familiar e estamos seguindo com os programas que incentivam o crescimento do setor no estado. Com o Amapá Cacau queremos implantar a cadeia cacaueira, que já começa a garantir frutos e trazer rendas para diversas famílias”, destacou o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Rafael Martins.

Produtores de Porto Grande já iniciaram capacitações de secagem das amêndoas de cacau

Amapá Cacau 

A entrega faz parte do planejamento do Governo do Amapá de investir R$ 22 milhões do Tesouro Estadual para atender 420 famílias produtoras nos próximos dois anos. A iniciativa beneficia produtores da Região Centro-oeste, que compreende os municípios de Porto Grande, Ferreira Gomes, Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio.

A execução também envolve uma parceria com a Federação de Agricultura e Pecuária do Pará e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira. Os trabalhos em conjunto já renderam ao Amapá uma capacitação de 20 servidores na área de plantio e cultivo de cacau, além do recebimento de 800 mil sementes de cacau enviadas para o implemento do programa.

Cabeças de cacau de onde serão extraídas as sementes para produção de mudas

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!