Governo do Amapá fortalece construção do plano de atenção integral à saúde LGBTQIA+ durante capacitação em Macapá
Momento foi marcado pela presença de profissionais da saúde, gestores e membros de comitês e conselhos estaduais e municipais.
Evento apresentou e abriu espaço para propostas de construção do Plano de Saúde Integral da População LGBTQIA+O Governo do Amapá segue fortalecendo e ampliando pontos do Plano de Saúde Integral da População LGBTQIA+, discutido durante a capacitação para profissionais da saúde, gestores e membros de comitês e conselhos estaduais e municipais, no Centro de Ensino Profissionalizante do Amapá Professora Josinete Oliveira Barroso (Cepajob), em Macapá.
O encontro, organizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), entre os dias 24 e 25, tratou de propostas e direcionamentos acerca do tema, para serem construídos de forma coletiva e com representatividade. A capacitação integra as políticas de cidadania do Plano de Governo, que promove o acesso equitativo a serviços públicos.
Nilma Pureza"Estamos aproveitando a participação ativa na capacitação para discutir sobre o plano operativo, com propostas para que de fato consigamos implementar a rede de atenção à saúde da população LGBTQIA+ no âmbito do estado do Amapá. Será uma rede completa, que vai desde a atenção básica até a alta complexidade", relatou a gerente de ações programáticas e estratégicas da Sesa, Nilma Pureza.
Entre as principais atividades, o atendimento de forma sensível, humanizada e acolhedora às necessidades da população LGBTQIA+ foi o principal tema apresentado aos profissionais de saúde.
Rosilene Gomes"A educação e a saúde andam juntas, precisamos ampliar ações e fortalecer a luta por equidade dentro dos serviços públicos. Continuaremos explorando e pesquisando para construirmos conteúdos educativos e práticos, para entendermos melhor o panorama do estado sobre o assunto", enfatizou a pedagoga Rosilene Gomes.
O evento objetivou também esclarecer os eixos fixos no plano de saúde, que envolve o planejamento de ações, monitorização de dados regionais, educação em saúde e resultados na sua amplitude, como pontua o responsável técnico de saúde da população LGBTQIA+, Renato Nascimento.
"Foi um evento que reuniu diversos atores importantes para a pauta, que contribuíram e também aprenderam muito durante os dias de evento. Uma troca importante para todos nós, assim seguiremos avançando e readequando alguns pontos do Plano, que ainda segue em construção", relatou Renato.
Responsável técnico de saúde da população LGBTQIA+, Renato Nascimento
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!