Governo do Amapá promove debate sobre acessibilidade e inclusão durante a 18ª Primavera dos Museus
Programação acontece nesta sexta-feira, 27, no Museu Sacaca, e inclui atividades como emissão de carteira para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e exposição de literatura em braile.
Atividade faz parte de evento nacional que busca ampliar o debate sobre a democratização dos espaços museológicosComo parte da programação da 18ª Primavera dos Museus, o Governo do Amapá promove nesta sexta-feira, 27, um dia voltado para inclusão e acessibilidade no Museu Sacaca, em Macapá. As atividades fazem parte do evento nacional que segue até este sábado, 29, e reúne mais de 900 instituições em todo o Brasil para realizar exposições, palestras, visitas guiadas e oficinas.
O público visitante, além de aproveitar as feiras de plantas, também poderá acompanhar as exposições de literatura em braile realizadas pela Universidade Federal do Amapá (Unifap), e de Cidadania Indígena, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Amapá. Também serão realizadas emissões de carteiras para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) pelo Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Super Fácil).
“A 18ª Primavera dos Museus trouxe este ano o tema ‘Museus, acessibilidade e inclusão’ e dentro disso, buscamos mostrar para o nosso turista e visitante a consciência de que todos os espaços turísticos que precisam ser mais acessíveis aos diferentes públicos”, explicou a coordenadora do Museu Sacaca, Adriana Rodrigues.
Coordenadora do Museu Sacaca, Adriana Rodrigues
A coordenadora geral do evento no Museu Sacaca, Mayara Leite, enfatizou a importância da participação da população na programação montada não somente para o público de pessoas com deficiência, mas todos os que buscam participar desse momento de reflexão e conhecimento compartilhado.
“O objetivo é proporcionar um ambiente acessível a qualquer pessoa, e a Primavera dos Museus trouxe esse debate sobre inclusão e acessibilidade. Então, vamos ter o Super Fácil auxiliando na emissão de carteira para pessoas com Transtorno do Espectro Autista, nosso jardim sensorial, para proporcionar um momento de contato com a natureza e exposição de literatura em braile. Com certeza, esperamos toda a população amapaense para aproveitar esse dia no museu”, declarou Mayara.
Programação envolve exposições, palestras, visitas guiadas e oficinas
Confira os documentos para emissão de Carteira do TEA:
- Carteira de identidade do responsável e do autista;
- Comprovante de endereço atualizado;
- Comprovante de tipagem sanguínea;
- Laudo médico emitido pelo Sistema Único de Saúde ou convênio;
- Uma foto 3x4 atualizada com fundo branco.
18ª Primavera dos Museus
A 18ª Primavera dos Museus é promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O evento busca ampliar o debate sobre a democratização dos espaços museológicos, promovendo a reflexão sobre como os museus podem se tornar mais acessíveis a diferentes públicos, tanto em termos físicos quanto sociais e culturais.
A grande novidade em 2024 é a plataforma Visite Museus, que reúne em um só lugar a programação de todas as 930 instituições participantes. O público pode conferir as mais de 2,3 mil atividades, entre exposições, palestras, visitas guiadas e oficinas que ocorrerão nas instituições cadastradas, espalhadas por diversas cidades brasileiras.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!