Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO E RESSOCIALIZAÇÃO

Pela primeira vez no Amapá, reeducando cola grau no ensino superior dentro do Iapen

'João' se formou em licenciatura em computadores; solenidade histórica aconteceu no gabinete administrativo da instituição.

Por Marcelle Corrêa
26/09/2024 21h46

Reeducando 'João' se formou no curso de licenciatura em computaçãoDifundir as políticas educacionais e de ressocialização dentro do sistema penitenciário é uma das metas do Governo do Estado. Seguindo este propósito, o Amapá formou na quarta-feira, 25, o primeiro reeducando em um curso superior dentro do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).

O diretor do Iapen, Luiz Carlos Gomes Júnior, pontuou que essa é uma cerimônia histórica, e é resultado do trabalho desenvolvido dentro da instituição, sobretudo, de incentivo ao estudo. Ele acredita que novas formaturas deverão ocorrer na unidade prisional.

"Um dos nossos objetivos dentro do sistema penitenciário é agregar valores positivos aos internos e um deles é a educação. Essa é a primeira formatura de ensino superior dentro do Iapen, é um momento muito importante para nós. Parabenizo nosso interno, ele é um vencedor e espero que ele seja um multiplicador dessa vitória, mostrando aos outros internos que é possível vencer aqui dentro, apesar das dificuldades. Creio que essa formatura é a primeira de muitas", frisou o diretor do Iapen.

Diretor do Iapen, Luiz Carlos Gomes Júnior, parabenizou o reeducandoJoão (nome fictício), colou grau no curso de licenciatura em computação, que foi realizado na modalidade de ensino à distância. Todo o processo foi acompanhado pela Coordenadoria de Tratamento Penal, por meio da Unidade de Assistência Escolar e Profissionalizante do Iapen. Durante a solenidade, João, na presença da mãe, ficou emocionado e empolgado com a conquista.

“Eu fico muito feliz pela oportunidade que me foi concedida e fico grato também aos responsáveis pelo projeto, que me incentivaram e me proporcionaram isso. Além da nova formação, eu vou ter a remissão da pena e outras oportunidades benéficas, principalmente quando eu estiver lá fora. Me emociona ver minha mãe aqui neste momento, ela me incentiva, me ajudou em tudo. É uma sensação gratificante”, disse o novo formando.

'João' e a mãe durante a formatura dentro do IapenAvanços educacionais 

O Iapen registrou um marco significativo no cenário educacional em 2024, quando registrou o maior número de inscrições da história do instituto no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja/PPL). Ao todo, 813 internos foram inscritos, superando todos os registros anteriores.

O recorde representa um crescimento notável em relação a 2023, quando 453 internos participaram do exame, evidenciando um aumento de aproximadamente 80%, em apenas um ano. O número também supera o recorde anterior de 631 inscritos, alcançado em 2017.

O Encceja/PPL oferece aos internos a oportunidade de certificação nos níveis fundamental e médio, podendo assim concluir os estudos na idade apropriada.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!