Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROMOÇÃO CIENTÍFICA

'Vitrine ao nível internacional', celebra professor de Porto Grande na 12ª Feira de Ciências do Amapá

Glauber Ribeiro, de 50 anos, ministra aulas de química na Escola Estadual Elias Trajano. Neste ano, a unidade de ensino apresenta 40 dos mais de 100 projetos estudantis participantes do evento promovido pelo Governo do Estado.

Por Redação
27/09/2024 08h00

Por Wallace Fonseca

Professor de química Glauber Ribeiro, de 50 anosA 12ª Feira de Ciências e Engenharia do Amapá (Feceap), realizada pelo Governo do Estado, apresenta mais de 100 projetos estudantis à população e segue com exposições na Escola Estadual Tiradentes, em Macapá. O maior evento científico da rede estadual encerra nesta sexta-feira, 27, como oportunidade de projeção nacional e internacional aos estudantes amapaenses.

Representando a Escola Estadual Elias Trajano, de Porto Grande, o professor de química Glauber Ribeiro, de 50 anos, faz parte da delegação de 120 pessoas que apresentam 40 projetos em todas as áreas do conhecimento. Na edição anterior, unidade de ensino foi credenciada para apresentar um de seus projetos em uma feira internacional de tecnologia nos Estados Unidos. 

"A Feceap abre uma vitrine para mostrarmos nossos projetos ao nível internacional. São cinco anos em que trabalhamos a iniciação científica no município e sempre marcamos presença nas premiações", celebrou Ribeiro.

Escola de Porto Grande é a maior participante da 12ª Feceap, com projetos de baixo custo inovadoresEstudantes da Escola Elias Trajano apresentam projetos que vão desde criação de óculos de realidade virtual de baixo custo, reciclagem de papel, até a desenvolvimento de um protótipo de um veículo que detecta focos de incêndio em regiões de mata.

A gerente do núcleo educacional especial, Nelcirema Pureza, de 55 anos, também vê a feira como uma oportunidade de incentivo à iniciação científica para a juventude amapaense e reforçou a importância da Escola Elias Trajano para a feira.

"Esse ano trouxemos metade dos municípios do estado e é muito significativo saber que existe essa semente da iniciação científica. Porto Grande sempre é campeã no quantitativo de pessoas que participam, eles marcam presença e trazem pesquisas de relevância", concluiu Nelcirema.

Feira é uma oportunidade de incentivo à iniciação científica para a juventude amapaense

Maior feira científica do Amapá

A Feceap é uma parceria das secretarias de Estado da Educação (Seed) e de Ciência e Tecnologia (Setec), sendo coordenada pelo Centro de Atividades em Altas Habilidades e Superdotação.

O objetivo da feira é incentivar a pesquisa e a ciência na educação básica, além de promover o protagonismo estudantil. O evento está aberto para visitação da população até esta sexta-feira, 27, das 8h às 17h, na Escola Estadual Tiradentes, localizada na Av. FAB, 128, bairro Santa Rita.


E mais:
‘Grande oportunidade para nós, estudantes da EJA’, conta aluno na 12ª Feira de Ciências e Engenharia do Amapá
'Agradecemos essa oportunidade incrível', diz aluna mexicana que apresenta projeto na 12ª Feira de Ciências e Engenharia do Amapá
'Projeto que inclui conforto para todos', diz aluno ao expor embarcação com acessibilidade na 12ª Feira de Ciências e Engenharia do Amapá
Feira de Ciências e Engenharia do Governo do Amapá tem validade curricular internacional

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!