Moradores de Ferreira Gomes recebem orientações e estímulo para doação de sangue no projeto 'Doa Amapá'
Técnicos do Hemoap estão percorrendo os municípios levando palestras e e desmistificando o ato de se tornar doador.
Alunos assistiram a palestra sobre os critérios para se tornar doador e a importância da doaçãoNa busca por novos voluntários doadores de sangue, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) está desenvolvendo a campanha "Doa Amapá", que leva educação em saúde para os 16 municípios do estado. Nesta quinta-feira, 26, foi a vez dos moradores do município de Ferreira Gomes recebem as ações.
Equipes do hemocentro promoveram palestras em duas escolas da rede pública e na Unidade Básica de Saúde (UBS) da região. Segundo o técnico do Hemoap, Leonardo Brício, além de incentivar, a proposta é educar e estimular a comunidade sobre a importância da doação de sangue como um ato social, de solidariedade e cidadania.
“Nós estamos realizando atividades nas escolas, ministrando palestras e desmistificando a doação de sangue no estado do Amapá, conversando com a população, no intuito de não só melhorar e manter seguro o nosso estoque de hemocomponentes, mas também aprimorar o perfil do nosso doador de sangue, tornando mais segura a transfusão de sangue em si”, destacou Brício.
Técnico do Hemoap, Leonardo BrícioOs alunos da Escola Estadual Maria Iraci Tavares receberam o projeto. Animada com as informações, a estudante Yasmin Marques, de 18 anos, disse que a palestra despertou nela a vontade de se tornar uma doadora ativa.
"As orientações de hoje foram super importantes porque muitas coisas eu não sabia, conhecer sobre essa campanha e receber essas informações fez com que eu pensasse em doar sangue para ajudar outras pessoas", disse a aluna.
Yasmin Marques, quer se tornar uma doadoraA coordenadora pedagógica da escola, Adriele Pantaleão, destacou a importância de trazer para dentro da sala de aula, temas que despertam não só o interesse educacional, mas também o espírito solidário dos alunos.
"Para nós é muito importante receber o Hemoap para desfazer alguns mitos em relação à doação de sangue, porque esse é um conhecimento que eles não têm. A partir do momento que eles têm esse contato, podem ajudar a salvar vidas através da doação de sangue. Então, é muito bom recebê-los na nossa escola", disse a educadora.
Adriele Pantaleão, coordenadora pedagógica da Escola Estadual Maria Iraci TavaresDoa Amapá
O projeto de educação em saúde e captação de doadores de sangue vem percorrendo todos os distritos e municípios do estado, visando levar informações sobre o Hemoap, e incentivando a sensibilidade sobre a importância da doação.
Ferreira Gomes é o quarto município a receber o projeto, que também já esteve em Itaubal do Piririm, São Joaquim do Pacuí e Cutias do Araguari. Até o final do ano, novos distritos como Bailique, também receberão as equipes do instituto.
Alunos ficaram animados e surpresos de como a doação de sangue pode salvar vidasAlunos receberam material educativo
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!