Governo do Amapá e lideranças indígenas alinham ações para transportar grupo gerador de energia até a aldeia Kumarumã, em Oiapoque
Equipamento de 550 kVA, enviado de Macapá, foi uma solicitação da comunidade atendida pelo governador Clécio Luís para suprir a demanda de eletricidade da região.
Secretária de Estado dos Povos Indígenas, Sônia Jeanjacque, dialoga com lideranças em KumarumãO Governo do Amapá alinha uma estratégia com a comunidade indígena de Kumarumã, órgãos do Governo Federal e de Oiapoque, para transportar o grupo gerador de energia até a localidade na terra Uaçá. As atividades se concentram no desembarque do equipamento, devido ao porte do novo motor que beneficiará 4 mil moradores da maior aldeia do estado.
Equipamento está na sede da Sepi, em OiapoqueO grupo gerador irá melhorar a qualidade de vida e atender as necessidades de 465 famílias, como o armazenamento de alimentos e o funcionamento de equipamentos para o dia a dia. A fonte de energia foi enviada pelo governador Clécio Luís, na quarta-feira, 25, após ouvir caciques e atender a demanda com soluções. Os serviços em Oiapoque são coordenados pela Secretaria dos Povos Indígenas (Sepi).
“Esse equipamento é grande e temos que ter muito cuidado para colocar ele na casa de força aqui da comunidade. Vamos ajudar a achar uma solução para trazer o motor e resolver o nosso problema de energia”, declarou o cacique da comunidade de Kumarumã, Cristiano Florêncio.
A entrada da casa de força da comunidade de Kumarumã é a área que apresenta maior complexidade para transportar o equipamento, por ficar localizada em uma região coberta por vegetação e alagado. Por isso, o Governo do Estado permanece em contato direto com a comunidade para solucionar as demandas existentes.
Entrada da comunidade de Kumarumã, área que apresenta maior complexidade para levar o gerador até a casa de força“Estamos reunindo todos os esforços para organizar uma logística que possa levar o gerador até a comunidade. O motor está na sede de Oiapoque e agora a maior dificuldade é no perímetro entre o porto e a comunidade, em função do solo ser mole e isso torna uma ação mais trabalhosa”, esclareceu a secretária dos Povos Indígenas, Sônia Jeanjacque.
Grupo gerador
Com essa nova fonte de energia, os moradores da aldeia mais populosa do Amapá terão eletricidade de forma permanente. Além disso, é planejado o envio de uma equipe técnica da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) para fazer uma revisão para evitar falhas no sistema de abastecimento.
Assim como o envio do grupo gerador para Kumarumã, o Governo do Amapá segue com as articulações para garantir o bem-estar dos povos originários que enfrentam o mesmo problema, como o envio de uma bomba injetora para a aldeia de Santa Isabel e, de forma emergencial, a reposição de um grupo gerador para aldeia Kariá, bem como a manutenção da rede elétrica da comunidade indígena de Kumenê.
Grupo gerador saiu de Macapá na quarta-feira, 25, com destino a Oiapoque
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!