Governo do Amapá integra Assembleia Geral do Povo Karipuna, em Oiapoque
Demandas foram apresentadas à Secretaria dos Povos Indígenas pelos 26 caciques de cada comunidade.
Lideranças indígenas do povo Karipuna estiveram reunidos para debater sobre assuntos pertinentes das comunidadesO Governo do Amapá participou, no domingo, 29, da 13ª Assembleia Geral do Povo Karipuna, na comunidade Benoá, em Oiapoque. O encontro tratou as demandas das comunidades indígenas localizadas às margens da BR-156 e dos rios Kuripi e Oiapoque.
As demandas apresentadas pelos 26 caciques de cada comunidade durante três dias, abordaram principalmente as questões de energia, água, infraestrutura, escolas e outras ações pertinentes a cada localidade. A atividade foi organizada pela Associação Indígena Karipuna.
Cacique Edmilson Oliveira“Estamos debatendo entre as nossas comunidades e repassando aos governos todos os nossos anseios. Sabemos que não é fácil, mas lutamos para resolver e amenizar as dificuldades de cada região e localidade”, destacou o cacique e coordenador do Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque, Edmilson Oliveira.
Durante a assembleia, a secretária de Estado dos Povos Indígenas, Sônia Jeanjacque, foi responsável pelo encerramento do evento, apresentando os investimentos e projetos do Governo do Estado tem feito em relação aos povos indígenas, como o envio de mais de 10 mil kits de alimentos, devido à crise fitossanitária.
Secretária dos Povos Indígenas, Sônia Jeanjacque“Nessa oportunidade tivemos a chance de repassar ao nosso povo tudo o que estamos fazendo nas diversas áreas administrativas e também nos projetos futuros. Sabemos que temos as dificuldades, mas mostramos os avanços da nossa gestão”, destacou a secretária.
Desde 2023, o Governo do Amapá atua de forma organizada na reestruturação da Sepi, para atender as necessidades dos povos indígenas. Além do suporte alimentar, o governador Clécio Luís já ouviu e atendeu anseios das comunidades, como anúncios de construções de escolas e envio de grupo gerador para suprir a demanda energética da aldeia Kumarumã, a maior do estado, com cerca 4 mil indígenas.
Ao todo 26 caciques Karipunas estiveram reunidos na comunidade Benoá
Secretária Sônia Jeanjacque falou ainda sobre a ação para levar o grupo gerador até a aldeia Kumarumã
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!