Governo do Estado e associação para pacientes oncológicos realizam ação de combate ao câncer, em Macapá
Evento marcou o início da campanha Outubro Rosa, reforçando a importância do diagnóstico precoce e preventivo.
Evento é voltado para o acolhimento de pacientes e discussões sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer
Em parceria com o Governo do Amapá, a Associação Pacientes Oncológicos Unidos Pela Vida e Pelo Amor (Apouva), realizou na terça-feira, 1º, uma ação que marcou o início da campanha Outubro Rosa, além de conscientizar sobre o combate ao câncer de mama.
O evento contou com a participação de pacientes, profissionais da saúde e especialistas para discutir sobre a importância do diagnóstico precoce e preventivo para o câncer. A responsável técnica estadual da Saúde da Mulher, Rosa Natália, ressaltou a importância do momento.
"Hoje, estamos promovendo o encorajamento de mulheres para a realização dos exames regulares, além da importância do autocuidado e do bem-estar feminino", relatou Rosa.
Responsável técnica estadual da Saúde da Mulher, Rosa Natália
O oncologista do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), John Luiz, destacou que cada vez mais há pessoas, em diferentes faixas etárias, que desenvolvem o câncer, e que a antecipação é fundamental.
"Com o diagnóstico precoce, realizado por exames como a mamografia, é possível realizar um tratamento menos agressivo e com maior potencial de cura", enfatizou Luiz.
Oncologista do Hcal, John Luiz
A integrante da Apouva, Josiane Dantas, afirmou que a integração entre as instituições é uma importante pactuação para o fortalecimento do combate ao câncer no Amapá.
"Nós temos esse dia como um marco, e a Apouva desenvolve um papel fundamental no apoio aos pacientes oncológicos, valorizando a vida e lutando para que todos os direitos sejam garantidos. Com essa parceria do Governo do Estado, podemos alcançar muito mais", pontuou Josiane.
Integrante da Apouva, Rosiane Dantas
Outubro Rosa
No mês nacional de mobilização para a prevenção do câncer de mama, o Governo do Amapá está ofertando diariamente, em livre demanda, exames de mamografia no Hcal para mulheres de 40 a 69 anos. As agendas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, até o máximo de 20 por dia, e os resultados impressos são disponibilizados em até 48 horas úteis após a realização do procedimento.
Centro de Radioterapia do Amapá
O governador do Amapá, Clécio Luís, recebeu em setembro os equipamentos que integram a fase final de estruturação do primeiro Centro de Radioterapia do Amapá, na Zona Norte de Macapá.
Os equipamentos, enviados dos Estados Unidos, possibilitam que a unidade de saúde, com obras em 92% de conclusão e inauguração prevista para 2025, seja referência em tratamento do câncer na Região Norte, resultando na melhoria do acesso ao tratamento oncológico no Amapá.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!