Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA EM SAÚDE

Governo do Amapá promove encontro sobre prevenção de doenças crônicas não transmissíveis

Evento teve como público-alvo gestores, equipes multiprofissionais e técnicos dos municípios da Região Sudoeste do estado.

Por Jamile Moreira
03/10/2024 15h02

Encontro reuniu gestores e profissionais dos municipios de Mazagão, Santana, Laranjal e Vitória do JariDoenças crônicas como hipertensão e diabetes acometem grande parte da população brasileira e, atentos a esse cenário nacional, o Governo do Amapá realizou na quarta-feira, 2, em Santana, o 1º Encontro Estadual “Pensar a Atenção Primária à Saúde para as Condições Crônicas”.

A iniciativa buscou fortalecer o diálogo e a discussão de estratégias para a prevenção e cuidado de pacientes nos 16 municípios do estado. O encontro reuniu os profissionais da Região Sudoeste do Amapá, que compreende os municípios de Santana, Mazagão, Laranjal do Jari e Vitória do Jari. 

O encontro reuniu os profissionais para discutir estratégias para a prevenção e cuidado de pacientes

A professora da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Francineide Pena, desenvolve há 17 anos um trabalho voltado a doenças crônicas. Segundo estudos, até 2045 cerca de 780 milhões de pessoas serão portadoras de diabetes mellitus e, para a profissional, a discussão de ações e políticas de saúde é fundamental para encarar esse cenário. 

Francineide Pena, professora da Unifap“A universidade participa para dar esse apoio e sustentar as estratégias que o Estado já tem traçadas num conjunto de assistência, estudo e prevenção. É um trabalho de efetivação de estratégias para as doenças crônicas, em especial para o diabetes mellitus, porque é uma doença que ainda vai acometer muitas pessoas até 2045”, comentou a pesquisadora. 

Durante o encontro, a secretária adjunta de Assistência em Saúde, Cássia Klein, anunciou o fortalecimento do serviço de nefrologia no Amapá, fundamental para pacientes crônicos. Para 2025, está prevista a construção do Centro de Nefrologia em Laranjal do Jari e expansão do serviço em Santana.

“Promovemos essa capacitação para todos os profissionais da atenção primária em relação às doenças crônicas no Amapá, pois ainda temos um alto índice de pessoas com doenças como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e doenças renais. Com a parceria entre os municípios é possível aprimorar diagnósticos precoces e realizar o tratamento preventivo dessas doenças lá na ponta, perto da casa das pessoas” enfatizou a secretária. 

Secretária adjunta, Cássia Klein, anunciou o fortalecimento de serviços de assistência no estado

A enfermeira Benedita Gomes é especialista em melhoria do cuidado à pessoa com condições crônicas em Laranjal do Jari. Para ela, a troca de experiência ajuda a padronizar fluxos e garantir assistência integral aos usuários da rede de saúde.

“É muito difícil trabalhar condições crônicas em um município de difícil acesso, com todas as nossas dificuldades e peculiaridades, mas nós estamos aqui para contribuir também, falando um pouco da nossa realidade, e dos nossos cuidados em relação à atenção primária à saúde, aos pacientes com condições crônicas dentro da nossa rede de assistência primária, e isso ajuda a nivelar conhecimento e criar uma padronização nos atendimentos”, destacou a profissional. 

Benedita Gomes é enfermeira e atua com pacientes crônicos em Laranjal do Jari

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!