Crianças internadas no Hospital de Santana participam de programação especial com brincadeiras e distribuição de brindes
Ação desenvolvida pela equipe de psicologia busca contribuir para o processo de recuperação através de atividades lúdicas.
Crianças participaram da dinâmica das emoçõesDando continuidade às celebrações do Dia das Crianças, nesta sexta-feira, 11, o Hospital Estadual de Santana (HES) realizou uma programação para levar alegria e diversão para as crianças hospitalizadas na unidade de saúde. A programação integra a Semana da Criança do Governo do Amapá.
Durante o dia, foram realizadas brincadeiras, atividades lúdicas com jogos e pinturas, além da distribuição de presentes. Para Gabriel Mendes, pai do Murilo de 8 anos, a atividade traz uma distração para o filho que está hospitalizado desde o dia 7 de outubro.
“Achei interessante essa iniciativa, porque eles ficam aqui, sem poder sair, às vezes ficam entediados por conta da internação, e esse momento de brincadeira deixa eles felizes. Nessa idade eles já gostam de celular, e trazer essa proposta de jogos mais tradicionais faz com que eles larguem mais as telas”, comentou Gabriel.
Durante a programação, a equipe de psicologia do HES realizou intervenções em enfermarias, realizando o jogo das emoções, e estimulando as crianças a pensar e lidar com os próprios sentimentos. Além da dinâmica, a equipe aproveitou para dar início ao projeto de brinquedoteca itinerante, um recurso terapêutico que ajuda no desenvolvimento das crianças.
“Essa é uma ferramenta que a gente utiliza para que durante a hospitalização a criança possa diminuir o nível de estresse, mas a programação tem a intenção de gerar um momento de alegria, de descontração, com entrega de brindes, mas sobretudo para falar o quanto brincar, o quanto a alegria ajuda com o processo de recuperação”, explicou a psicóloga do HES, Jusele Matos.
Jusele Matos, psicóloga do HES
Manoel Celso de Sá, veio do Afuá, no Pará, em busca de atendimento para a filha Deise, de 6 anos, no último domingo, 6. Manoel contou que a atividade devolveu o sorriso para o rosto da filha, e fez com que ela pudesse ganhar um presente.
“Viemos de Afuá, e com ela aqui não teria a oportunidade de sair para comprar um presente, quando essa turma toda entrou ela voltou a sorrir e não ficou sem o presente do dia das crianças” relatou Manoel, contente com a alegria da filha.
Para o público infantil, atualmente o Hospital Estadual de Santana conta com 30 leitos de internação pediátrica e também atendimento de urgência e emergência, além de oferecer exames laboratoriais e de imagem, para apoio ao diagnóstico.
A diretora do Hospital de Santana, Guaciara Nogueira, falou da satisfação de proporcionar esse momento de carinho e cuidado com as crianças.
“Estamos muito felizes em poder, junto com a equipe de psicologia do hospital, proporcionar essa pequena homenagem às crianças, um trabalho com amor e carinho para essas crianças. E hoje o hospital está proporcionando brincadeiras, alegria, descontração, e junto disso, fortalecendo nosso processo de humanização no nosso ambiente de trabalho”, finalizou a diretora.
Guaciara Nogueira, diretora do HES
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!