Milhares de fiéis foram às ruas para rezar, cantar e pagar promessas na procissão do Círio de Nazaré em Macapá
Foram mais de 4 km de percurso com agradecimentos, orações e muitas homenagens à Nossa Senhora, Rainha da Amazônia.
Milhares de fiéis participaram da programação deste domingo, 13, do Círio de Nazaré
O Círio de Nazaré 2024 reuniu milhares de devotos entre crianças, jovens, adultos e idosos, neste domingo, 13, durante a procissão para homenagear Nossa Senhora de Nazaré, logo após a missa campal que ocorreu na Praça do Santuário de Fátima, no bairro Santa Rita, em Macapá. O trajeto dos fiéis seguiu pelas principais ruas e avenidas até a Igreja Matriz de São José de Macapá.
Para garantir total segurança e atendimento de saúde durante todo o percurso, o Governo do Amapá disponibilizou mais de 250 agentes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e equipes do Serviço Móvel de Urgência (Samu) que estiveram presentes para a realização de qualquer procedimento.
“Estivemos com o nosso efetivo todo preparado para o pronto emprego do atendimento aos fiéis em caso de necessidade como desmaios e outras situações devido ao calor excessivo durante a procissão“, pontuou o comandante da Equipe de Prevenção do Corpo de Bombeiros, Eduardo Fiel.
Equipe de prevenção do corpo de bombeiros, em prontidão para atendimento na procissão
O enfermeiro do suporte avançado do Samu, Marcus Carvalho, explica que muitas situações adversas ocorrem durante a procissão devido às pessoas não se alimentarem e também, não se hidratarem adequadamente.
“Nós estamos preparados para prestar o imediato atendimento e levar para uma unidade de saúde, caso haja a necessidade de um paciente mais grave”, ressaltou o enfermeiro.
O enfermeiro do suporte avançado do Samu, Marcus Carvalho no apoio aos fiéis
Ainda durante a missa campal, algumas pessoas precisaram ser atendidas pelas equipes médicas de prontidão nos pontos de atendimento reforçados pelo Governo do Estado.
Para ajudar a amenizar o calor, famílias se reúnem para distribuir água. A professora Edna Ribeiro conta que já é tradição da família, fazer a distribuição de água.
“A gente mantém esse trabalho social que iniciou com o meu pai, já falecido. Antes, era só a família, hoje, já vem os amigos e nos ajudam nessa missão tão gratificante, que é ajudar o próximo. Uns três meses antes, a gente já faz reunião para organizar as compras e doações, hoje, entregamos 17 mil copinhos e a emoção desse trabalho não tem dinheiro no mundo que pague”, ressaltou a professora.
Devotos também contribuíram com a distribuição de água para quem participou da procissão
Muitos fiéis fazem pedidos e promessas à padroeira da Amazônia e quando são atendidos, os devotos fazem o agradecimento durante o Círio.
Marlonia de Oliveira é pescadora do município de Amapá e veio acompanhada do esposo para agradecer à Nossa Senhora, todas as coisas boas em sua vida.
“Eu vim do município de Amapá agradecer à Nossa Mãezinha, por todas as graças alcançadas, se hoje eu estou aqui, eu devo à ela, em todos os sentidos da minha vida e o que faz na minha família”, declarou emocionada a pescadora.
A pescadora Marlonia de Oliveira carrega a imagem de Nossa Senhora para agradecer as graças alcançadas
Durante a procissão as ruas e avenidas recebem decoração e famílias se reúnem em frente às casas para receber as bênçãos da imagem de Nossa Senhora de Nazaré. O policial civil Francisco Loureiro, conta que a tradição de ornamentar a frente da casa para ver a procissão do Círio passar acontece desde que era criança.
“Desde que iniciou a tradição do Círio em Macapá, os meus pais sempre fizeram essa reunião familiar e a gente ajudava a arrumar a frente de casa para ver a passar a imagem de Nossa Senhora. Hoje, o meu pai já é falecido e a gente continua a tradição em memória dele e junto com a nossa mãe. Esse momento é muito especial para toda a nossa família”, declarou.
Círio 2024
O tema da romaria este ano foi “Em oração com Maria aprendemos a amar e servir, para que o Reino de Deus aconteça!” e o lema "Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra".
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!