Dia do Professor: Governo do Amapá investe na valorização de profissionais da educação da rede pública
Ao longo do ano, foram efetuadas medidas como a convocação de 1,7 mil concursados e o aumento salarial de 8,62%.
Governador Clécio Luís convocou todos os aprovados no concurso da educação, zerando o cadastro reserva do certameO Dia do Professor é celebrado nesta terça-feira, 15, em reconhecimento ao papel fundamental exercido por estes profissionais na sociedade. Para comemorar a data, o Governo do Amapá relembra as principais ações tomadas em um ano e nove meses para valorizar a categoria, com estratégias que beneficiam educadores em todas as etapas da carreira.
Neste ano, foram convocados mais de 1,7 mil professores do ensino básico em três turmas, zerando o cadastro reserva do concurso da educação. Os profissionais das duas primeiras turmas participaram de treinamentos e já atuam nas escolas estaduais do Amapá, reforçando o ensino das 384 escolas da rede.
Além dos novos servidores, o Governo do Amapá também investiu na valorização dos profissionais que já atuavam na rede estadual, com um aumento salarial de 8,62%. O valor eleva o salário base do profissional para R$ 4.684,89, acima do Piso Nacional, de R$ 4.580,57.
“A dedicação e compromisso desses educadores são essenciais para o desenvolvimento de nossa sociedade. É uma profissão que admiro profundamente e da qual tenho orgulho de fazer parte”, celebrou o governador do Amapá, Clécio Luís, nas redes sociais. O gestor também pontuou a educação como o caminho mais poderoso para a transformação social.
Mais de 1,7 mil professores do ensino básico foram convocados, zerando o cadastro reservaAo longo de 2024, também foram concedidas mais de 3,7 mil progressões funcionais verticais, aumentando o salário e reconhecendo o esforço dos profissionais que conquistaram novos títulos de graduação. A medida assegura a evolução dos servidores dentro da carreira e estimula maior eficiência na gestão pública.
“A valorização dos professores está no cerne de todas as ações que fazemos, seja quando ajustamos o salário ou quando entregamos uma escola. É um compromisso do nosso Plano de Governo e estamos alcançando as metas propostas”, ressaltou a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro.
Reestruturação da educação
Em 1 ano e 10 meses, o Governo do Estado já entregou 13 instituições de ensino reformadas, permitindo que os professores trabalhem em ambientes modernos e confortáveis. Além disso, também foram comprados equipamentos novos, entre eles, 23,9 mil kits de mesas e cadeiras, computadores e materiais didáticos, demonstrando o compromisso da gestão com o fortalecimento da educação no Amapá.
Em um ano e nove meses 13 unidades escolares foram entregues
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!