Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Práticas restaurativas nas escolas são discutidas em workshop

Iniciativa trabalha a mediação de conflitos por meio do diálogo. Encontro acontece de 21 a 23 de novembro.

Por Redação
21/11/2016 12h23

Programação conta com apresentações culturais, mesa redonda, painel temáticoProgramação conta com apresentações culturais, mesa redonda, painel temático

Profissionais da justiça, educação, além de representantes estudantis, participam do II Workshop de Práticas Restaurativas na Educação, em Macapá. O encontro acontece de 21 a 23 de novembro, no auditório da Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

Com o tema “As Práticas de Justiça Restaurativa e os Desafios de Construção da Paz”, os participantes falaram da importância de estimular a cultura de paz na comunidade escolar para diminuir a violência nas unidades, bem como fortalecer a relação de respeito e amizade entre os estudantes e professores por meio do diálogo.

Para o secretário adjunto de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Sebastião Magalhães, a criação de Núcleos de Práticas Restaurativas nas escolas é uma iniciativa que gera resultados positivos para toda a sociedade.

“O trabalho desenvolvido nos núcleos permite ações de prevenção contra a violência e também conciliadoras. E isso mostra um resultado positivo notório para a educação”, afirmou Magalhães.

A programação do workshop conta com apresentações culturais, mesa redonda, painel temático, propostas dos grupos de trabalho, entre outras atividades sobre o tema. Ao todo, 50 instituições de ensino terão núcleos implantados até o final de 2016.

O núcleo conta com facilitadores e mediadores que conduzem encontros para solucionar problemas de relacionamento dentro da comunidade escolar. Nele, o diálogo aberto permite que os envolvidos reflitam e alcancem a melhor forma de solucionar as diferenças. A privacidade dos casos é garantida no atendimento.

O Núcleo de Práticas Restaurativas é um projeto executado em parceria entre Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP), por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, Secretaria de Estado da Educação (Seed), Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP) e Prefeitura Municipal de Macapá (PMM).

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação