Governo do Amapá realiza programação para dialogar melhorias educacionais em terra indígena Wajãpi
Programação ‘Imersão Educacional’ busca sanar demandas históricas no município de Pedra Branca do Amapari.
Programação objetiva achar alternativas, possibilidades e ações diante dos desafios vividos no territórioPara fortalecer a cultura e autonomia dos povos indígenas, o Governo do Amapá realiza até esta sexta-feira, 18, na terra indígena Wajãpi, na aldeia Aramirã, a programação ‘Imersão Educacional’, que busca debater, compreender e colaborar com melhorias as demandas educacionais das 8 escolas estaduais na região.
A atividade integra as tratativas realizadas entre a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e representações do povo Wajãpi durante o Abril Indígena. O território, localizado em Pedra Branca do Amapari, possui atualmente mais de 130 aldeias e cerca de 40 anexos, totalizando mais de 900 alunos.
“Esse é mais um passo que o Governo do Estado realiza para tratar de forma coletiva as pautas necessárias e obrigatórias para o fortalecimento do diálogo com as nossas comunidades indígenas. Nosso objetivo é implementar práticas exitosas para a educação indígena”, afirmou a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro.
Secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, durante o evento
Os temas tratados incluem ações pedagógicas, rendimento escolar, inadimplência, calendário escolar, diretrizes da educação indígena, formação continuada, atendimento educacional especializado, lotação de pessoal, infraestrutura e alimentação escolar.
A programação objetiva proporcionar formação técnica, pedagógica e administrativa, bem como construção de alternativas, possibilidades e ações diante dos desafios vividos no território, para o pleno desenvolvimento da educação escolar indígena.
Imersão Educacional
A ‘Imersão Educacional’ integra uma extensa programação anual construída pelo Governo do Amapá, meio das Secretarias de Estado da Educação (Seed) e Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi), juntamente com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Instituto de Pesquisas Indígenas (Iepé).
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!