Exposições interativas do Iepa divertem público na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Atividades centralizam iniciativas de pesquisa em Macapá. Maior evento de divulgação científica encerra neste sábado, 19.
Exposições do Iepa na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia despertam interesse dos visitantes Com apoio do Governo do Estado, a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem atraído um grande público durante os dias de programação, que encerra neste sábado, 19, no Aeroporto Internacional de Macapá. Com entrada gratuita, as atividades ocorrem das 8h às 12h e das 16h às 20h.
Entre as iniciativas disponíveis nos estandes, o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa) apresenta diariamente exposições diferentes. O estudante indígena Bartmeu Waiana, do Centro de Estudos Supletivos Profº Paulo Melo, ficou fascinado pela mostra de insetos e artrópodes que habitavam várias regiões do estado.
Estudante indígena Bartmeu Waiana“São muitos tipos de mosquitos que existem aqui, é incrível a diversidade. Mas além da gente poder ver, o legal é que explicam para gente as características de cada um deles, como o mosquito-da-dengue, que possui diferentes traços entre os machos e fêmeas”, pontuou o aluno.
A exposição faz parte do trabalho de entomologia médica do Iepa, que é o segmento da biologia que estuda os insetos e artrópodes que podem afetar a saúde humana.
David Albuquerque, bolsista de iniciação científica do Iepa“Os mosquitos que transmitem algumas doenças como a malária e a dengue fazem parte do nosso dia a dia, por isso, é importante que a gente consiga reconhecê-los e saber o que fazer para nos se precaver”, pontuou Davi Albuquerque, bolsista de iniciação científica do Iepa.
Neste ano, o evento tem como tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais” e propõe a realização de atividades interativas, exposições, palestras, seminários e apresentações culturais que despertem e fortaleçam o interesse da população amapaense pelo campo científico.
21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
O evento é realizado no Amapá com parceria da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e Instituto Federal do Amapá (Ifap), além das Secretarias de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), Cultura (Secult) e Educação (Seed), bem como a Universidade do Estado do Amapá (Ueap), o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap).
Integram a programação, ainda, a Universidade Federal do Amapá (Unifap), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Associação Amapaense de Empresas de Tecnologia (Amapatec), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Serviço Social da Indústria no Amapá (Sesi), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Norte da Amazônia Airports (NOA).
Confira a programação completa nos links abaixo:
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!